Ele que estava no fim do mar. No Cabo das Tormentas, que virou da Boa Esperança. Que era desafiado pelo homem do leme que dizia ser ali mais que o próprio, que era a vontade de um povo que queria o mar que era do monstro, a vontade de El Rei Dom João II.
Poema épico de Fernando Pessoa, dos poemas que cantavam a grandeza do império, os heróis do mar da nação valente. Me acompanhou desde a infância, quando nem compreendia o que continha. Contra o
imperialismo, contra o colonialismo, é a minha identidade. Nascida em Portugal, imigrante no Brasil, brasileira defendendo a igualdade, combatendo os preconceitos e as discriminações.
No século XXI o monstro é a injustiça, as crianças marcadas para perder. O abuso sobre os plantadores de cacau da Costa do Marfim, esfaimados enquanto os industriais do chocolate, na Suiça, faturam milhões com marcas de luxo. A devastação dos extratores de urânio do Mali, de Burkina Faso, do Níger usurpados pelas usinas de energia nuclear francesas. Há poesia, cinema, pinceladas, ácido rasgando a base das gravuras, cordéis, pedras trabalhadas em estátuas, há arte nesses lugares onde a maioria é oprimida por elites desgovernadas em éticas inexistentes. Há homens do leme fortalecendo a vontade em nome de coletivos, eliminada a espada de reis.
Há navios a serem navegados nas nossas esquinas mineiras, cearenses, paulistanas. Há marinheiros, aviadores, desbravadores de matas urbanas e além. Há um Cabo a ser cruzado, vencido, dominado para inundar o espaço de vida dos trabalhadores do mundo inteiro. Unidos.
*** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA