A crônica da Tuty: “Uma necessidade imperiosa de expressão”

Da jornalista Tuty Osório:

No início da faculdade o amigo referia-se sempre a algo imperioso, que era como que forte como um império. De expressiva imagem, pronunciava a palavra com intensidade e convicção. Inesquecível como o cortejo dos padres saindo em proteção ao povo na missa pelo estudante morto. Edson Luís, na ditadura. Gravado a ferro no meu coração, aquele tempo, aquela palavra, a nossa amizade fraterna, íntima, o início do curso de jornalismo, o primeiro ano do resto de nossas vidas.

Citações de cinema à parte, que, aliás, adoro, estamos vivendo o resto de nossas vidas, afinal. Estamos angustiados com aeleição americana, preocupados com as eleições brasileiras, nós,que amamos tanto, antes e, agora, estamos aí para o público e para o privado. Somos uma geração que cuida muito dos seus, mas não consegue se afastar do coletivo maior. Não é contraditório. Assim somos forjados na política que deveria existir para o bem. Desejamos que assim seja. Pegamos as bandeiras e vamos para a rua, gritamos e cantamos nas esquinas, por entre carros e gentes.

Seguimos caminho. Uns com prudência, outros em aventuras, chegamos até aqui, alguns partiram antes para aquela dimensão que desconhecemos. Aposentados, autônomos teimosos correndo atrás, recomeçando, cozinhando, fazendo artesanato, arte, criando e aprontando, continuamos. Unidos, não importa quem vence. Nós nunca desistimos. Sempre damos um jeito de dar uma olhada uns nos outros. Quem faz parte dessa turma entende.

Não é uma turma só. São muitas e diversas. Apesar do terror, da guerra, dos maus e dos bons, dos que enganam e dos que ferem com a verdade, estamos aqui, apesar dos perigos. Estamos aqui para nos proteger.

*** ***

Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa e escritora.

São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz