Texto da jornalista e escritora Tuty Osório:
O autor afirma que não é uma provocação. Em entrevista recente, descrito pelo Âncora do programa como alguém que não acredita em mais nada, nem na ordem tradicional do alfabeto, explicou o convite para trocar dúvidas, angústias. Nada de conselhos. Seu livro fala de embates, mais que de combates.
Muitas perguntas e a consciência de que não há soluções rápidas, muito menos prontas. Já disseram ser um livro de verbetes fora de ordem. Cada verbete, um mini ensaio. Talvez uma crônica ou uma mistura dos dois.
Leitora de Safatle há décadas, sofrendo sempre, quando compreendo, acredito que compreendo ou não compreendo, atiro-me ao Alfabeto bizarro e acho muito bom.
Comovente, provocativo – mesmo que seu escriba o negue, a obra é clara, informativa, nunca vulgar. Quase como na mão que afaga, que é a mesma que apedreja, há muita generosidade ali. Há esperança, há dilema, pensamento, mapa da trilha da ação.
Se você quer acabar com o mundo e mudar o mundo, leia. Melancólico, eufórico, que nem felicidade.
MAPA
Alfabeto das colisões, Filosofia prática em modo crônico, por Vladimir Safatle, Editora Ubu, 2024.
*** *** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA