A Resenha da Tuty: “Amores contados”

Por Tuty Osório, jornalista e escritora:

A graça estará sempre na contação da história. Criança, fingia de conta, na calçada sobre o muro bem baixo, criando comidinhas de terra com grama em panelinhas coloridas minúsculas. A invenção da cena, cozinhar para uma família fabulada, a brincadeira em torno de algo tão divino como alimentar. Depois daquele tempo veio o tempo que se sucede à inocência. Quando a gente se espanta, por vezes iludida que está descobrindo.

Viver é muito maior que performar. Mais difícil, podendo ser, também , bem gratificante se a gente tiver bondade e coragem. Lembro de mais uma – a da coruja adquirida como se fosse um papagaio. Dizia dela, o adquirente enganado: falar, não fala, mas presta uma atenção! Assim sou eu. Posso não ser tão virtuosa, entretanto, estou atenta. É patético acreditar na própria virtude, sem questionar.

Na adolescência os romances. Da TV, da banca de revista, da literatura universal e nacional. Ah, Capitães da Areia, que amor lindo o de João Bala pela única garota do bando. O amor de todos, por ela, uns pelos outros. O amor que os salvava temporariamente e adiava as feridas. O amor veio para além de páginas, feito gente, feito faca e com um horror de drama. Veio o amor, ficou ou não, melhor ter vindo, mesmo quando não ficou.

Fascinada por narrações que variam os olhares, atraiu-me bastante o exemplar do século XXI, com carinha de série impressa em papel pólen natural 70g/ m2. Capa cinza e vermelha, todo ilustrado com croquis lindos! Uma beleza de vista, de texto, de estímulo às imagens que vão se formando a cada trecho, dá até para sentir cheiros, chuva, calor. Bom pra ler num final de semana, tomando um chá, um café ou um suco, se for verão. Pra quem curte, dá pra ler na praia, é leitura de embalo, de prazer.

O amor segundo Buenos Aires | Amazon.com.brINFORMAÇÕES:
O AMOR SEGUNDO BUENOS AIRES, por Fernando Scheller , Harper Collins Brasil, Casa dos Livros Editora LTDA, 2023 – Nas livrarias físicas e virtuais.

*** ***

Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa, e escritora.

São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA

Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz