Por Tuty Osório, jornalista e escritora:
Ler é viver, oferecer um ritmo ao cérebro e ao coração. São coisas novas que vêm para nós através de páginas, desenhos, fotografias, quadros, ideias, histórias. Desvendar mundos, agregar referências. Para mim é também terapia, fonte de calma, nutrição da alma. Sou mais saudável, esperta e feliz porque leio muito. Leio o tempo todo, sobre tudo, a propósito de cada acontecimento. As minhas filhas já são adultas, ainda não sou avó e sim tia avó – uma categoria mágica que emociona demais quando as sobrinhas que te fazem ser são importantes, como é o caso. Sendo pessoal demais, o tema, lembro do meu amigo que me recomendou ser mais universal. Pois é, amigo, pessoas novas neste mundão loucão é algo muito amplo, é muito mais que doméstico, é assunto íntimo e público.
Justo quando chegaram essas pessoinhas é relançada uma série incrível para nos guiar pelas veredas misteriosas dessas existências. São cinco idades abordadas: o bebê, o primeiro ano, dois anos, três anos, quatro a cinco anos. Desde que as minhas se iniciaram na existência eu ficava tentando lembrar como era comigo na faixa que elas atravessavam. Tentando me colocar no lugar delas, sentir o que sentiam naquele momento. A confusão da adolescência, a angústia dos 20 anos, o labirinto da infância. Esbarrava na última memória possível, justamente a do último volume da coleção. Amei esses livros, de agora, e a forma simples como nos apresentam ao que possivelmente as pequenas criaturas vivenciam, questionam, duvidam e confirmam. Além de lindos, são divertidos, numa linguagem fluida, prazerosa.
Não são especulações. Baseados em estudiosos sérios, as dicas e pistas como que nos dão as mãos para o encontro com as crianças da nossa vida. São para maternidades, paternidades, fraternidades, amizades, incluindo as tias, as avós, a turma que palpita pelo bem. A apresentação fala em espelho de dúvidas e emoções tão comuns quanto difíceis de nomear – como insegurança, cansaço, ternura, frustração, alegria, medo e desejo. Conversa de muita responsabilidade, alegria, sem frases feitas, receitas infalíveis, julgamentos, romantizações. Sem moralismo, rigidez, códigos de conduta. Com carinho, curiosidade, uma pitada de coragem e toda a disposição para saber um pouquinho mais.
*** ***

INFORMAÇÕES:
ENTENDENDO SEU FILHO, por Clínica Tavistock, em 5 volumes, reeditado em 2004, tradução no Brasil por Humberto do Amaral em 2025, UBU Editora.
*** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa, e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA
Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.