Por Tuty Osório, jornalista e escritora:
A década de 70 do XX foi de afirmação da psicanálise e das terapias de descoberta e pretensa cura dos sofrimentos psíquicos, morais. Hoje há foco intenso no que se nomeia como saúde mental, com os próprios terapeutas refletindo sobre seus sentimentos em relação ao passado, elaborando as condições objetivas de realizarem seu trabalho de análise, de estímulo ao autoconhecimento de seus pacientes diante das inevitáveis dificuldades pessoais com as quais têm que lidar. Afinal, todos são protagonistas de uma história de vida, a maioria não muito feliz. É possível cuidar de outros se não resolvi o meu ponto de partida, que dirá o de chegada?
É esse questionamento da analista que é humana e viva que preside o último lançamento de Vera Iaconelli, psicanalista, entrevistadora num PODCAST falante sobre estilos de família, articulista de jornal impresso e digital, autora de livros versando a respeito de maternidade com e sem culpa. Vera relata a sua vivência de analisanda e de analista. Filha, mãe, irmã, companheira, é alguém que se coloca também a partir dos lugares onde esteve e está. Importa saber que há algo a descobrir dentro da gente, algo que está desarrumado e que podemos, minimamente, conhecer para tentar harmonizar. Com sessões de terapia, páginas escritas, folhas desenhadas, telas pintadas, o essencial é localizar, refletir e simbolizar.
Não é que todo o mundo precisa. É que todo o mundo tem uma charada interna a decifrar. Não custa tentar. Desenhar o mapa possível e sair à cata do tesouro do encontro consigo. Não tem idade, país, presença ou ausência de trauma a determinar. Pegue seu rumo, acredite, considere. O livro da Vera é sobre isso e muito mais. Quem escolhe é você,
INFORMAÇÕES:
ANÁLISE, por Vera Iaconelli, Companhia das Letras, 2025 – Nas livrarias físicas e virtuais
*** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa, e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA
Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.