A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou proposta da deputada Larissa Gaspar (PT) que sugere a criação da Orquestra Sinfônica do Estado. A medida valoriza a cultura e a música cearenses, como resposta a uma reivindicação antiga das classes artística e educacional do Estado. A matéria é projeto de indicação.
A ideia visa a promover concertos sinfônicos com repertórios diversos — incluindo nos gêneros erudito, popular, brasileiro, nordestino e jazz —, apoiar e fomentar a criação musical por novos compositores e consolidar a educação musical em parcerias com escolas, universidades e cursos livres de música.
“A conquista é histórica. O Ceará tem talentos de sobra, mas muitos acabam deixando o Estado por falta de oportunidades. Com a criação da Orquestra Sinfônica, abrimos novas perspectivas e reafirmamos nosso compromisso com a cultura e a formação artística da população cearense”, destaca Larissa (foto acima), segunda vice-presidenta da Assembleia.
O projeto prevê, ainda, a contratação de músicos, maestros e outros profissionais especializados, com manutenção por recursos do orçamento estadual. Além disso, permite a formalização de parcerias com entidades públicas e privadas interessadas na promoção da orquestra.
Fortaleza é a única capital brasileira com mais de um milhão de habitantes que não mantém orquestra sinfônica. A aprovação do Projeto corrige essa lacuna e sintoniza o Ceará com outros estados, como São Paulo, Bahia, Paraíba e Minas Gerais, que têm orquestras consolidadas.
“A música transforma vidas, educa e inspira. A criação da Orquestra Sinfônica do Ceará é um passo concreto na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento da nossa identidade”, explica Larissa.
A iniciativa segue agora para análise do Governo do Estado, responsável por sua implementação.
Para o flautista Heriberto Porto, professor de Música da Universidade Estadual do Ceará, a Orquestra Sinfônica do Ceará é muito esperada por ser importante para a cultura local. “Toda a comunidade está muito feliz com essa notícia. Agora é torcer pelos próximos passos que é a execução da iniciativa pelo governador Elmano”, comentou.