O Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets a estudantes da rede estadual de ensino de oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O evento simbólico de entrega ocorreu no Ginásio Cazuzão, em Caucaia, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do prefeito de Caucaia, Vítor Valim, e outras autoridades.
Os jovens contemplados nesta ocasião estudam em escolas situadas nos municípios de Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, que constituem a área de abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1.
Ana Bianca Campos, de 15 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Professora Eudes Veras, em Maracanaú. Para ela, o tablet assegura o acesso a mais conteúdos disponíveis em plataformas e materiais pedagógicos que complementam as atividades.
“Muitos de nós temos apenas um celular em casa. E tem outras pessoas, outros irmãos, né? Eu tenho dois irmãos que também estão no Ensino Médio, e isso complica às vezes quando precisamos fazer pesquisa em casa. Meus irmãos também devem receber tablets, então isso vai nos ajudar bastante”.
O Estado investiu mais de R$ 100 milhões para entregar equipamentos a 228.676 estudantes em todo o Ceará. “É mais do que justo, é certo, que o recurso público oportunize um tablet para o estudante da escola pública”, destaca o governador Elmano de Freitas.
Ainda segundo o governador, esse investimento fortalece a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A rede pública estadual tem 99% dos estudantes inscritos no exame. “Nós acreditamos em uma escola de tempo integral, qualificada, com professores capacitados, para que possamos dar a esses jovens, efetivamente, a oportunidade que eles merecem, a oportunidade de construir um projeto de vida com trabalho, com dignidade, com criatividade”, defende.
Em 2024, o Governo do Ceará já entregou tablets para estudantes da rede estadual de Fortaleza, RMF e Região do Cariri. “É um equipamento que eles podem levar para casa, é uma ferramenta para a criatividade, para aprofundar os estudos. Nós estamos fazendo essa entrega em todo o Ceará”, afirma a titular da Seduc, Eliana Estrela.
Educação de qualidade com equidade
Os tablets são voltados para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio e contam com chips de internet, para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem dentro e fora de sala de aula.
Facilitar o acesso a esse tipo de equipamento promove a inclusão digital e amplia as possibilidades pedagógicas, permitindo que os estudantes tenham acesso a ferramentas e outras experiências que enriquecem o processo educacional.
Quem também recebeu o tablet foi Lázaro Silva, 17, estudante da 2ª série na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia. Lázaro também faz o curso técnico em Logística e, segundo ele, pretende continuar na área durante a graduação.
“O tablet não é apenas um dispositivo, eu o vejo mais como uma ferramenta para auxiliar no nosso aprendizado. Vai nos ajudar a procurar novos conhecimentos e treinar nossas habilidades para o futuro que queremos”, acredita.
Notebooks para professores
O Governo do Ceará também incentiva a conectividade dos professores da rede pública estadual. Em agosto, foram entregues 2.259 notebooks para os docentes das escolas estaduais.
Os equipamentos têm o objetivo de auxiliar os profissionais no planejamento de suas ações, na organização de sua prática pedagógica e no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, reforçando o ensino e a aprendizagem. Os notebooks fazem parte de 29.800 máquinas, adquiridas pela Seduc, no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade. Os demais já foram entregues em anos anteriores.