O arquiteto cearense Yuri Nobre foi um dos destaques da primeira edição do Prêmio Projeto de Arquitetura, realizado em 5 de setembro, em São Paulo. Yuri foi premiado na categoria Infraestrutura e Desenho Urbano pelos projetos do Parque da Criança e Terminal e Praça do Sagrado Coração de Jesus, obras no Centro de Fortaleza, entregues em 2022. Iniciativa da revista Projeto, o prêmio contempla as obras mais significativas publicadas pela revista. A premiação evidencia um novo nome da arquitetura cearense, ao mesmo tempo em que traz para o debate nacional uma proposta que une tradição e inovação no Centro da cidade de Fortaleza.
Os projetos finalistas foram avaliados por um júri composto por nomes de referência da arquitetura e design nacionais, que destacaram a importância do trabalho de Nobre em revitalizar espaços públicos de forma funcional, sustentável e respeitosa com o patrimônio histórico. Divididos em dez categorias, os projetos foram selecionados a partir das obras publicadas nos canais da revista entre janeiro de 2023 e março de 2024 Entre os membros do júri, estão profissionais como Baba Vacaro, Clarissa Schneider, Fernando Serapião, Joana França, Lívia Pedreira, Marko Brajovic, Nadezhda Mendes da Rocha, Nivaldo Andrade, Pedro Andrade, Rodrigo Ohtake, Stephanie Ribeiro.
Sócio fundador da Yuri Nobre Arquitetura & Urbanismo, Nobre possui vasta experiência em diversas escalas da arquitetura, urbanismo e interiores, com mais de 1.000.000 m² de projetos executados em todo o território nacional e exterior. Palestrante nas áreas de arquitetura, planejamento, sustentabilidade e direito à cidade, o arquiteto foi membro titular do Conselho da Cidade de Fortaleza e tem se destacado por sua atuação em projetos que promovem a revitalização urbana e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Cidade da Criança, Terminal e Praça Coração de Jesus
A requalificação urbano-arquitetônica do Parque da Liberdade (Cidade da Criança) e do Terminal e Praça do Sagrado Coração de Jesus, no centro histórico de Fortaleza, obra priorizou oferecer funcionalidade em cerca de 40.000 m² de espaços públicos, preservando a sua importância cultural e patrimonial. Em uma mistura harmoniosa de história e inovação, o parque urbano revitalizado transforma um espaço antes
negligenciado em um vibrante centro comunitário. Ao restaurar e reinterpretar cuidadosamente a herança do parque, o design homenageia seu passado ao mesmo tempo em que cria um ambiente dinâmico e inclusivo. Uma característica fundamental é a integração de elementos educacionais com base na teoria de múltiplas inteligências de Howard Gardner, oferecendo uma experiência lúdica e estimulante
para visitantes de todas as idades. Ao promover uma conexão profunda entre as pessoas e o lugar, este projeto serve como um modelo para o desenvolvimento urbano sustentável e o engajamento da comunidade.
Nas proximidades do Parque, com estrutura metálica e design minimalista, o Terminal se integra ao entorno histórico. Sobre o conjunto arquitetônico do novo Parque da Criança e Terminal e Praça do Sagrado Coração de Jesus, a Revista destaca: “o projeto extrapola a encomenda, faz da requalificação do espaço público o veículo da cidadania. Diverte, conecta, informa e acolhe. Estimula a criatividade”. O espaço criado garante a acessibilidade e preserva as suas árvores originais, além de contar com pavimento drenante, evitando alagamentos. A identidade visual da área foi mantida, por meio da preservação de antigas coberturas de aço características do local.
De acordo com Nobre, a premissa de que os espaços públicos devem receber as melhores obras e materiais inspira os projetos premiados. “Nossos projetos para o espaço público recebem influência da minha trajetória de homem negro, de origem periférica e militante da causa da mobilidade urbana inclusiva. Por isso, trazer o prêmio para o Ceará, entre uma lista de finalistas majoritariamente composta por profissionais do Sul e Sudeste, é também uma questão de representatividade”, afirma.
A Revista – Fundada há 47 anos, a Revista Projeto é considerada publicação de referência sobre arquitetura no Brasil. Por meio de um vasto acervo com mais de 8 mil projetos divulgados em suas edições, a publicação documenta a evolução da arquitetura nacional e internacional nas últimas décadas. A publicação também contribui para a formação de uma cultura arquitetônica crítica, tendo pautado questões sócio-urbanas relevantes como sustentabilidade, ESG e tecnologia aplicada à arquitetura.