

O Fórum Harmônicas Brasil está realizando a 20ª edição. É um marco importante para a arte-educação e para a inclusão cultural, valorizando a difusão da música instrumental e a formação de novos públicos. O evento foi criado no Ceará em 2005, visando a reforçar a prática musical e o conhecimento artístico, investindo na qualificação de diferentes faixas do público por meio do intercâmbio entre profissionais e amadores.
“A gaita foi escolhida porque se trata de um instrumento muito popular, presente em diversas manifestações da arte no Ocidente, destacada na música pop e de acesso muito fácil – há uma diversidade de modelos no mercado capaz de atender necessidades e demandas de níveis variados de praticantes, com preços compatíveis com camadas distintas de renda”, explica Roberto Maciel, diretor do Fórum Harmônicas.
Neste ano, o Fórum tem o apoio da Cagece, da ONG Casa de Vovó Dedé e da TV Ceará, que exibirá atividades gravadas do evento. “Estamos recebendo nesta edição dois gaitistas de extrema qualidade: David Tanganelli (SP) e Rodrigo BZ (CE). É, além de honroso ter a presença deles, a garantia de ensinamentos preciosos para crianças e adolescentes atendidos pela Casa de Vovó Dedé”, diz Roberto.
Além da Cagece, da Casa de Vovó Dedé e da TVC, o Fórum Harmônicas conta com o apoio da Associação Casa do Blues, da Cantina Pet – empresa de alimentação natural para animais de estimação, e do Portal InvestNE. O evento é realizado pela ForBlues Produções.