Às vezes a Terra não capota: Eduardo Bolsonaro continua sendo um idiota

Por Roberto Maciel, jornalista:

Reproduzimos no Portal InvestNordeste, em junho de 2025, texto do escritor e jornalista Ruy Castro intitulado “Trump sabe que Eduardo Bolsonaro é um idiota”. Deslumbrado com estímulos e dólares recebidos, o então deputado federal estava só iniciando uma campanha lesa-pátria nunca vista antes na história deste País.

Escreveu o autor da biografia de Garrincha, sempre sem driblar a verdade: “Há anos, quando teve seu nome cogitado para embaixador do Brasil em Washington, Eduardo Bolsonaro não quis apresentar seus créditos em relações internacionais, política econômica e domínio da história. Justificou seus méritos para o cargo alegando já ter ‘fritado hamburguer nos EUA’. O Itamaraty tremeu. Que outro representante brasileiro junto ao governo americano, em 200 anos de história entre os dois países, já teria feito isso? Joaquim Nabuco? Oswaldo Aranha? Carlos Martins? Walther Moreira Salles? Vasco Leitão da Cunha?”

*** ***

O texto é hoje, mais de sete meses após a publicação original, no jornal “Folha de S.Paulo”, irretocável.

Continuou o cronista: “Os arquivos da instituição [o Itamaraty] dispunham de farto material em que esses homens aparecem, graves e adequadamente vestidos, em recepções oficiais ou reuniões na Casa Branca, com presidentes como Woodrow Wilson, Franklin Roosevelt ou John Kennedy. Mas não dispunham de nenhum mostrando-os atrás de um balcão, de quepe, gravatinha borboleta e avental, fritando um hamburguer em óleo quente, virando-o para cima e para baixo com a escumadeira, e, tendo decidido que estava no ponto, aplicando-o entre dois pães escoltado por competente salada. E o que dizer do cheeseburguer? Eduardo Bolsonaro fez seu pós-doc na especialidade”.

Ruy Castro prossegue: “Nabuco, Aranha e os outros podem ter conduzido com segurança o Brasil nos EUA em momentos difíceis para o mundo no século 20 – crises econômicas, conflitos políticos, guerras mundiais -, mas como se comportariam diante de uma simples chapa quente? Saberiam o ponto exato de temperatura do óleo? Avaliar o grau de moedura da carne? E o que dizer da quantidade de pepino e cebola na guarnição? Fariam questão de ketchup gourmet?

Não. Só Eduardo Bolsonaro estava à altura de tais exigências. Os fados, no entanto, não permitiram que prestasse esses serviços ao país nos EUA.

Talvez por isso tenha ido para lá do mesmo jeito, para municiar o governo americano com mentiras sobre o Brasil e sugerir-lhe medidas que afrontam a soberania nacional. Donald Trump sabe que Eduardo Bolsonaro é um idiota, mas, e daí? O mundo logo será um grande McDonald’s”.

*** ***

As palavras, como ressaltei, se mantêm irretocáveis, assim como Eduardo Bolsonaro se mantém um idiota.

*** ***

Com a bunda chutada por Donald Trump, enfadado de brincar com o bolsonarismo e com o infantilizado dono da fraquia – que cai da cama e fica choramingando -, Eduardo parece estar encontrando dificuldades para arranjar o que fazer nos Estados Unidos. Sem mandato e sem influência, o direitista é um zero-três à esquerda.

O filho semialfabetizado em inglês do Jair, enteado de Michelle – dona de agenda obscura – e meio-irmão do vereador-piadista Jair Renan, precisa mesmo é se preocupar em ser achado pelos gentis e operosos cangaceiros do ICE (aqueles que matam primeiro e não se dão ao trabalho de perguntar depois). Ser mandado de volta para o Brasil como imigrante ilegal que é, diretamente para as mãos da cega Justiça de Alexandre de Moraes, pode ser uma boa notícia para a lei e a ordem neste começo de ano.

Eduardo Bolsonaro se converteu em algo que pode ajudar Donald Trump a afirmar para a América Latina que não quer se limitar a sequestrar Nicolás Maduro, mas também a deportar criminosos confessos e perigosos.

Só mostra diplomática de apreço e boa vontade, portanto.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz