A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza amanhã (segunda-feira, 5.5) audiência pública sobre a redução da jornada de trabalho. O debate, que atende a requerimento do primeiro secretário da Mesa Diretora da Alece, deputado De Assis Diniz (PT), terá início às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Segundo o parlamentar, a proposta de redução da jornada de trabalho apresentada por meio da proposta de emenda constitucional (PEC) da deputada federal Erika Hilton (Psol/SP) na Câmara dos Deputados, é um avanço significativo, não apenas para os trabalhadores, mas também para o desenvolvimento econômico e social do Ceará.
“Essa mudança tem o potencial de promover uma série de benefícios para a economia local, as empresas e para a qualidade de vida da população, refletindo um modelo de trabalho mais equilibrado e adaptado às necessidades contemporâneas”, afirma.
“Ao ter mais tempo para a família, o lazer e o desenvolvimento pessoal, o trabalhador não só melhora sua qualidade de vida, mas também aumenta sua saúde mental e física. O estresse relacionado ao excesso de trabalho pode levar a uma série de problemas, incluindo doenças psicossociais, como a síndrome de burnout, e o aumento de faltas ao trabalho. Com a jornada reduzida, esses riscos são significativamente mitigados, o que resulta em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, avalia o parlamentar.
Ele destaca também que, a jornada de trabalho no Ceará tem o potencial de gerar um ciclo virtuoso de crescimento econômico, melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento social. “Ao criar um ambiente mais equilibrado e saudável, o Ceará pode se destacar como um exemplo de Estado que abraça inovações no mundo do trabalho, promovendo o bem-estar de sua população e contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável”, ressalta.