A Assembleia Legislativa do Ceará realiza hoje (quarta-feira, 11.12), às 17h, no plenário, sessão solene para a entrega da certificação dos municípios aptos a receberem o Selo Alece ESG na Gestão Pública.
O Selo é iniciativa pioneira do Legislativo cearense, promovida por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Governo do Estado, que visa reconhecer as gestões municipais que atuam alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.
A primeira-dama da Alece e líder do CRS, Cristiane Leitão, considera que a entrega do Selo Alece ESG representa um marco no compromisso da Casa com a sustentabilidade, a governança responsável e as boas práticas ambientais e sociais. “Juntos, estamos dando passos importantes para construir um Ceará mais sustentável, mais justo e melhor preparado para os desafios do futuro”, declara.
Ela ressalta ainda que a certificação premia aquelas gestões que trabalharam com planejamento e determinação para o alcance das metas estabelecidas. “O exemplo deles demonstra que é possível promover o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, inspirar outras cidades a trilharem esse mesmo caminho”, destaca Cristiane Leitão.
SOBRE A CERTIFICAÇÃO
Lançado em junho deste ano, o Selo foi instituído por meio da Resolução de n.º 766/2024, de autoria da Mesa Diretora da Alece, com o intuito de difundir o conceito de Environment, Social &Governance (ESG) no Estado do Ceará, estimulando um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo.
Com periodicidade bienal, o projeto faz parte de um conjunto de esforços para que a Casa Legislativa esteja cada vez mais alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.