Em março deste ano, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) completou 25 anos de atuação no setor de tecnologia e conectividade. Vinculada à Casa Civil do Estado, a Etice é uma iniciativa pública que desempenha papel estratégico na modernização dos serviços digitais no Ceará. Em homenagem ao aniversário da empresa, o deputado De Assis Diniz (PT), propôs à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a realização de uma sessão solene.
Sessão Solene
A mesa da sessão foi composta pelos deputados De Assis Diniz; Missias Dias e Acrísio Sena, ambos do PT; além de Francisco Barbosa, presidente da Etice; Valdeci Rebouças, superintendente da SOP e ex-presidente da Etice; Ariana Falcão, da Secretaria do Trabalho; Osmar de Sá Ponte; e Antônio Carlos, secretário executivo de Articulação Política do governo. O requerimento que originou a homenagem foi subscrito também pelos deputados Guilherme Sampaio (PT) e Bruno Pedrosa (PT).
Na abertura da sessão, o deputado De Assis reiterou a importância da Etice para o estado do Ceará, levando tecnologia para diversos órgãos, e afirmou que o Cinturão Digital do Ceará (CDC) é um equipamento fundamental para o estado, que leva conectividade para os municípios democraticamente.
O deputado Missias Dias, por sua vez, afirmou que “além da terrinha, a empresa pública tem prestado serviços a diversos municípios e até outros estados. Parabenizo a todos os profissionais que atuam na melhoria da gestão pública e desenvolvimento de tecnologias que beneficiam a vida da população”.
Os homenageados foram Francisco Barbosa; Paulo Alcântara; Fernando Antônio; Glaucia Maria; Juracimira Alves; José Wilton; Antônio Alexandre (In Memoriam); José Valdeci; Ariana Falcão; Raimundo Osman; Vera Lucia; Adalberto de Paula; José Lassance; Edmar Mendes; Francisco Thome (In Memoriam); Alzira de Melo; Ricardson Rodrigues; Luis Eduardo; e Sérgio Britto.
Em nome de todos os homenageados, o presidente Barbosa discursou, afirmando que a Etice “é uma empresa preparada para o presente e para o futuro”, citando os diversos serviços que são disponibilizados para diversas instituições. “O alto grau de conectividade do Ceará está mudando nossa realidade econômica e social, porque gera emprego e renda, democraticamente, para nossa população”, destacou.
25 anos de Conectividade
Entre as principais iniciativas da empresa, está a implementação do CDC, que já conecta 134 dos 184 municípios cearenses, com o objetivo de expandir o acesso à internet para todo o estado. Além disso, a Etice gerencia programas como o Ceará mais Digital, Ceará Conectado e as Salas Google, além de fornecer suporte tecnológico para projetos como Moto Segura, Meu Celular e Estádio Seguro – este último responsável pela implementação de reconhecimento facial na Arena Castelão, que já conta com mais de 145 mil cadastros no sistema.
A empresa também presta serviços tecnológicos a órgãos públicos em diferentes esferas de governo, incluindo soluções em nuvem, telefonia via VOIP e radiocomunicação. Um dos clientes de destaque é a Polícia Rodoviária Federal, que contratou serviços de radiocomunicação da Etice.