Arte-educação e espetáculos musicais. Essa soma forma a edição de 20 anos do Fórum Harmônicas Brasil, que se realiza em Fortaleza. O evento reúne os gaitistas David Tanganelli (SP) e Rodrigo BZ (CE) em atividades na Casa de Vovó Dedé. Os artistas participam de talk-shows, bate-papos de orientação com estudantes e apresentações musicais, com atenção especial para o público interno da instituição e familiares. As participações serão gravadas na própria Casa de Vovó Dedé para exibição em setembro na TV Ceará e nos canais próprios da Casa e do Fórum Harmônicas na plataforma de vídeos YouTube.
A Casa de Vovó Dedé já havia feito parceria com o Fórum Harmônicas Brasil em 2024, com show do gaitista cearense Natanael Pereira – convidado para encerrar a programação do ano passado. Entidade reconhecida e aplaudida nacionalmente, respeitada nas áreas de educação, arte-educação e cidadania, a Casa agrega mais expectativas para alunos, professores e familiares.
“Esta edição, que festeja duas décadas do evento, será a primeira vez em que contaremos com o protagonismo da comunicação pública, marco democrático e de extremo valor na defesa dos patrimônios culturais da sociedade. A parceria com a Casa de Vovó Dedé diz muito sobre propósitos: o Fórum Harmônicas Brasil, que sempre foi uma iniciativa com acesso gratuito garantido ao público, se mantém assim e vai mais além, ampliando o alcance que tem”, explica o jornalista Roberto Maciel, diretor do evento.
O Fórum é um evento surgido no Ceará que se propõe a qualificar e a capacitar músicos do Brasil todo – não importando se profissionais ou amadores – em um instrumento muito peculiar: a harmônica ou gaita ou, simplesmente, realejo, como se diz no Nordeste. Mais ainda: na qualificação do público, que tem acesso a manifestações relevantes e populares de música.
“A gente aposta na arte-educação e no espetáculo musical como formas de discutir e ampliar conhecimentos. E de difundir cultura”, completa Roberto Maciel.
OS CONVIDADOS DE 2025
David Tanganelli – O gaitista é um dos nomes mais expressivos da cena blues e soul brasileira contemporânea. Nascido em Birigui (SP), descobriu na gaita não apenas um instrumento, mas uma verdadeira extensão de sua voz artística. Sua trajetória começou no final dos anos 90 e ganhou força com a banda Blues The Ville, com a qual lançou dois álbuns e firmou presença nos principais palcos do gênero. A partir de 2010, iniciou carreira solo, onde mergulhou de vez em uma sonoridade própria que mistura blues, R&B, swing, funk e soul com muita personalidade. Com discos como Tupiniking, On My Way e o premiado Up, David consolidou sua identidade musical, unindo letras autorais, arranjos marcantes e performances cheias de emoção. Endorser da tradicional marca Hohner, já se apresentou em festivais no Brasil, Equador, Chile e outros países, e colaborou com artistas nacionais e internacionais, sempre com sua gaita como protagonista.
Rodrigo Bz – Multi-instrumentista e professor, Rodrigo Bezerra – ou apenas Rodrigo BZ – tem investido na valorização da musicalidade nordestina em suas várias vertentes. Também é cantor, compositor, cordelista, instrumentista e educador musical. Sua trajetória com a harmônica, ou simplemente “realejo”, como costuma chamar, se iniciou justamente no Fórum Harmônicas Brasil em 2009, tendo atuado como educador musical com crianças e adolescentes na Fundação Social Raimundo Fagner (CE). Em 2012, levou ao palco do Dragão do Mar seu trabalho como gaitista, com a banda Realejo Viramundo. Para o Fórum Harmônicas Brasil 2025, alia um repertório de conhecidas canções populares e música autoral, com arranjos que valorizam o realejo nordestino em um toque especial de música instrumental.
Na edição de 20 anos, o Fórum Harmônica Brasil tem patrocínio da Cagece, do Governo do Estado do Ceará, do Portal InvestNordeste e da Cantina Pet. O evento se realiza, ainda, com apoio da Associação Casa do Blues e da Casa de Vovó Dedé.