A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), está realizando a instalação de 86 novos hidrantes em Fortaleza. A ação tem como objetivo fortalecer a estrutura de combate a incêndios e garantir mais segurança para a população, especialmente em áreas de maior risco.
A escolha dos locais é feita pelo Corpo de Bombeiros, com base em critérios técnicos e operacionais. A previsão é que todos os novos hidrantes estejam instalados até o fim deste ano.
A Cagece é responsável por garantir o fornecimento de água na pressão adequada para o pleno funcionamento dos hidrantes. Além disso, a companhia realiza a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos sempre que demandada, assegurando que os dispositivos estejam em condições ideais de uso em situações de emergência.
De acordo com Suely Lima, superintendente de Negócio Capital da Cagece, a atuação conjunta com o CBMCE reforça o compromisso da companhia com a segurança urbana e a prevenção de incêndios. “Nosso papel é garantir que a infraestrutura de água esteja preparada para atender às necessidades dos órgãos de segurança. A instalação desses novos hidrantes representa um avanço importante para a cidade”, destaca a gestora.
O Corpo de Bombeiros ressalta que os hidrantes públicos são fundamentais para a rápida resposta em casos de incêndio, sobretudo em áreas densamente povoadas. “A medida acompanha o acelerado crescimento urbano e o aumento significativo de novos empreendimentos imobiliários na cidade, que demandam uma estrutura cada vez mais robusta para garantir a segurança da população”, afirma o coronel Holdayne do Nascimento Pereira, do CBMCE.
“A escolha dos locais para instalação levou em conta estudos técnicos, índices de verticalização e análise de risco, garantindo que os novos hidrantes estejam posicionados de forma estratégica para atender áreas com maior adensamento populacional e presença de grandes edificações”, complementa.
Com os 86 novos equipamentos, Fortaleza terá, até o final do ano, 430 hidrantes, de uso exclusivo do CBMCE, operando com condições adequadas para situações de incêndio.