A Cagece renovou termo de compromisso com a Coleta Seletiva Solidária, junto à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A solenidade oficial se realizou no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e contou com a presença do Diretor de Gestão de Parcerias, Luciano Arruda, da equipe de meio ambiente da Superintendência de Sustentabilidade da companhia, além da presidente da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, Musamara Mendes.
Luciano Arruda assinou o novo termo de cooperação e reforçou o papel estratégico da companhia na promoção da economia circular, na geração de renda e na valorização do trabalho de catadoras e catadores no estado. “Estamos à disposição para ampliar essa iniciativa. O trabalho tem sido exitoso em razão da cooperação dos colaboradores. Peço, portanto, que a gente faça um esforço ainda maior para, assim, destacar mais o protagonismo da Cagece com essas ações”, afirma.
Além da renovação do compromisso da Cagece com a Coleta Seletiva Solidária, outros órgãos do Governo do Ceará também aderiram ao programa, como a própria Assembleia Legislativa e a Secretaria das Cidades, como forma de ampliar o alcance da política estadual de gestão adequada de resíduos sólidos.
No caso da Cagece, já somam quatro anos de ações sistemáticas de sensibilização e práticas internas de separação correta de resíduos secos e úmidos, em conformidade com o Decreto Estadual nº 32.981/2019. A norma determina que todos os órgãos públicos estaduais assegurem a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos, com o envolvimento direto de cooperativas e associações de catadores, fortalecendo a geração de trabalho, renda e inclusão social.
Hoje, os resultados da Cagece com a iniciativa refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e fortalecem a política ambiental da empresa. “De 2021 até maio de 2025, a Cagece já destinou corretamente mais de 140 mil quilos de resíduos recicláveis, gerando uma renda superior a R$ 103 mil para a Associação de Agentes Ambientais Rosa Virgínia, que é a nossa parceira no programa da Coleta Seletiva Solidária”, destaca Ana Karolina Lima, analista da Gerência de Meio Ambiente (Gemam).
O volume representa não apenas a redução do impacto ambiental dos resíduos descartados, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e a valorização dos profissionais que atuam no setor. A renovação do compromisso da Cagece reafirma a importância da Coleta Seletiva Solidária como instrumento de responsabilidade socioambiental e de estímulo à economia circular no Ceará.