Cagece responderá pela operação do Projeto Malha D’Água, que vai abastecer 280 mil pessoas no Sertão Central do Ceará

O Governo do Ceará inaugurou o Projeto Malha D’Água, iniciativa que amplia a infraestrutura hídrica do Estado e assegura o fornecimento de água para 280 mil pessoas no Sertão Central. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acompanhou de perto a execução, o comissionamento e o funcionamento experimental do sistema e, com a conclusão das obras, será responsável pela operação.

Entre os sistemas que compõem a rede integrada de distribuição, destaca-se o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central (SAB-SC), inaugurado e em fase de execução. O empreendimento beneficiará nove cidades — Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Senador Pompeu, Piquet Carneiro e Mombaça — além de 38 distritos.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância estratégica do projeto: “É um dia histórico para o Ceará. É um equipamento que vai entregar água de qualidade para o nosso povo. Acompanhei de perto o planejamento do projeto, desde as gestões anteriores, e conferi que realmente se trata de um sistema de ponta, com tecnologia que não deixa a desejar a de nenhum outro país. Tenho orgulho em dizer que, mesmo em anos de seca, não faltará água para beber, cozinhar e tomar banho”, afirmou.

O Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central conta com captação no Açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú, e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) equipada com tecnologia de ultrafiltração, com capacidade de 540 litros por segundo. A infraestrutura inclui aproximadamente 698 km de adutoras de variados diâmetros, 41 estações elevatórias de água e 65 reservatórios, entre novas unidades e estruturas reformadas.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, participou da solenidade e destacou o papel da companhia.

“Foram anos de planejamento até realizarmos esse sonho, que é de todos os moradores e também de todos nós que fazemos a Cagece. O sistema vai entregar uma água de altíssima qualidade para o sertão. A estação vai proporcionar melhorias e conforto, pois na operação da Cagece vamos tratar cerca de 540 litros de água por segundo”, disse.

O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, que representou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, elogiou o investimento.

“É de enaltecer todo o trabalho e investimento realizados pelo Ceará ao entregar esse equipamento de ponta. Brilha os olhos ver esse maquinário de primeiro mundo no sertão, equivalente ao que países desenvolvidos estão usando. No que depender de nós, do Governo Federal, vamos seguir fortalecendo essa parceria para melhorar a vida da população”, afirmou.

“O projeto representa não apenas uma conquista para a população atendida, mas também um marco na busca por soluções permanentes para o convívio com a seca no Ceará”, garantiu o Secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana”.

Com o Projeto Malha D’Água, o Ceará reforça seu compromisso com a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável, assegurando que o acesso à água de qualidade chegue também às áreas mais vulneráveis às estiagens. A Cagece inicia a fase operacional do sistema, com equipes preparadas para monitorar e garantir o fornecimento contínuo de água tratada e de qualidade.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz