Nos últimos doze meses, o Ceará registrou um crescimento de 41,2% no número de startups. Em 2024, o estado registrou 638 empresas inovadoras e em 2025 já são 901 startups ativas. Para Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, o avanço destaca o estado no cenário nacional. “Esse crescimento coloca o Ceará como o terceiro que mais cresceu no país e eleva o estado à oitava posição nacional em número total de startups ativas”, destaca.
O dado reforça a força de um ecossistema que, nos últimos anos, ganhou densidade, investimento, estrutura e uma nova geração de empreendedores tecnológicos distribuídos não apenas na capital, mas também em regiões como Cariri, Sobral, Sertão Central, Ibiapaba e Vale do Jaguaribe.
Ainda de acordo com Herbart, “esse crescimento é reflexo das diferentes estratégias do Sebrae/CE para impulsionar o mercado de inovação em todo o estado”. Além disso, grandes eventos, como o Siará Tech Summit (STS), maior encontro de inovação do Nordeste, ajudaram a conectar startups a oportunidades de investimento pelo mercado. A edição de 2025 reuniu 43 startups, atraiu 10 corporações e investidores, promoveu 98 rodadas de negócios, identificou 12 oportunidades comerciais e gerou 10 indicações de captação, movimentando R$ 27,3 milhões em intenções de investimento para POCs e novos negócios.
O ano de 2025 é uma mostra de que o estado, além de expandir seu número de startups, também ampliou sua capacidade de gerar impacto econômico, atrair investimentos e promover novos talentos. “O Ceará entra no próximo ciclo como um dos polos mais promissores do país para o surgimento de soluções tecnológicas que competem em escala nacional e global”, ressalta o articulador.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.