O senador Cid Gomes (PSB) fará parte da delegação parlamentar brasileira em missão oficial no Japão, de hoje (23.1) a 31 de janeiro, visando a aprofundar o diálogo sobre marcos regulatórios, previsibilidade e condições necessárias para atrair investimentos nas áreas de tecnologia e inovação. As discussões sobre sucessão no Ceará, que já estão ganhando forma e conteúdo, ficam para depois, então.
A missão é organizada pela empresa jurídica Licks Attorneys, que atua na área de contencioso no Brasil, e pelo Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimento. O objetivo inicial é o de debater políticas públicas de segurança jurídica e previsibilidade regulatória para o setor de inovação; mapear oportunidades de investimento e parcerias público-privadas, captar boas práticas internacionais de governança, proteção de dados, fomento à pesquisa e desenvolvimento, além de identificar projetos-piloto e mecanismos de cooperação técnica que possam ser adaptados ao contexto brasileiro.
Na missão, a delegação terá reuniões institucionais com autoridades locais e representantes de órgãos reguladores, visitas a hubs de inovação, incubadoras, universidades e fundos de investimento, além de participar de rodas de conversas com empreendedores e atores do ecossistema de inovação.
Na avaliação de Cid Gomes, o Brasil tem muito potencial na área de inovação, mas carece ainda de um ambiente regulatório mais propício e atrativo, que possa garantir segurança jurídica a empresas e investidores. “Queremos conhecer boas práticas e experiências bem-sucedidas para que possamos transformá-las em projetos que ampliem investimentos e gerem renda e desenvolvimento”, afirmou.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.