Poesia, performance e música fazem o Clube das Musas. E essa vai ser a soma do grupo cearense na XV Bienal do Livro. O encontro das escritoras, que se realiza mensalmente no restaurante Cantinho do Frango, chega à feira internacional de livros sediada em Fortaleza. A poesia ficará a cargo de Vitória Andrade, Meire Viana e Marta Pinheiro e a música com o trio de compositores Tannat, formado por Alana Girão Alencar, Patrícia Ciríaco e Taylor Costa, além da participação de Mona Gadelha lendo um conto de sua autoria, e da atriz e romancista Karla Karenina. O Clube das Musas na Bienal será nesta quarta-feira, 9 de abril, às 19h, no Café Literário, Pavilhão Térreo, Oeste. A entrada é gratuita.
A literatura feminina cearense vive um grande momento, com a proliferação de livros de poesia, contos, romance e outras narrativas escritos e publicados por mulheres que ocupam cada vez mais a cena cultural da cidade. O Clube das Musas, instalado há um ano, a partir da iniciativa da empresária Amanda Fonseca em parceria com a Brazilbizz Comunicação, da produtora Maira Sales, recebe escritoras e o público em geral para discorrer sobres obras, com leitura junto com o público, conversas mediadas por Mona Gadelha, cantora, compositora e jornalista, e pela produtora Maira Sales, e noitadas de autógrafos.
O evento foi lançado em abril de 2024 e teve como temática a poesia erótica, chegando com ousadia, com mulheres lendo suas obras e interagindo com o público. Nesta edição teve a participação de três jovens escritoras que se revelaram como poetas durante a pandemia – Beatriz Caldas, Nádia Camurça e Vitória Andrade.
Além das quintas-feiras dedicadas ao Clube das Musas, a atividade desdobra-se em Sarau e Feira literária, numa grande noite de encontros, conversas, leituras e autógrafos. E assim o Clube se expande, promovendo também o lançamento do livro “Sangue no Olho D”Água”, de Glória Diógenes, realizado no dia 3/4 e sua primeira itinerância na Bienal do Livro.