Já alinhados com o estilo Bolso-Cirista, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o vice-prefeito, Élcio Batista (PSDB), aproveitaram a convenção que os nomeou candidatos a novos mandatos e tentaram mirar na candidatura do antigo aliado, Evandro Leitão (PT, foto acima).
Assinaram, dessa forma, um atestado de que devem poupar os adversários de extrema-direita – André Fernandes, Wagner Sousa e Eduardo Girão – e confrontar o candidato de Lula, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Cid Gomes.
Élcio até escreveu o ataque, distribuindo-o nas redes sociais: “O candidato do PT sabotou a CPI do narcotráfico, alegando ter medo! O gabinete do prefeito não é lugar para covardes!
Estamos aguardando o vídeo da Assembleia Legislativa”. Repetiu, assim, o que José Sarto disse na convenção.
Evandro respondeu logo em seguida, com dureza:
“Diante de uma péssima administração, Sarto, um dos prefeitos mais mal avaliados do Brasil, apela para ataques e mentiras outra vez. Agora, distorcendo fatos de 2018, quando não compactuei com uma CPI eleitoreira articulada para ser palanque político nas eleições daquele ano.
Sarto, saiba que covarde é quem abandona a população por três anos e meio, e aparece na véspera da eleição só para pedir voto, como o sr. tem feito. Covarde é se aproveitar do drama das pessoas com um tema tão importante, como a segurança, para fazer politicagem barata.
Querer criar CPI em véspera de eleição, com a única intenção de usar como palanque político, é oportunismo, covardia e canalhice. E, diferente da sua politicagem, sempre tomei medidas efetivas de combate à violência. Como deputado, líder de governo e presidente da Assembleia.
Inclusive, atualmente, integrando o Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará. Juntamente com o Judiciário, o Executivo, o Ministério Público e a Polícia Federal, estamos todos unidos para enfrentar fortemente a criminalidade. Esse é meu compromisso!
Continue com suas baixarias, que permanecerei firme para fazer um debate sério, verdadeiro, e que seja de real interesse da população de Fortaleza”.
*** ***
Resumo do primeiro round: a coisa vai ser difícil.