Desvio de energia elétrica: uma pessoa é presa e material furtado é recuperado em Maracanaú

Um homem foi preso em flagrante por furto de energia e receptação de material na cidade de Maracanaú. A prisão resultou de operação de rotina realizada pela Enel Distribuição Ceará. Técnicos realizavam inspeções na rede elétrica quando identificaram uma ligação direta além de mecanismos para burlar o uso de energia sem medição no estabelecimento comercial. Também foram apreendidos no local cerca de 25 metros de cabos concêntricos, os quais foram restituídos à distribuidora. O homem foi informado do caso e encaminhado à 4ª Delegacia de Maracanaú, onde foi preso em flagrante.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de cabos e de energia, conhecido popularmente como “gato”, comprometem a qualidade do fornecimento e colocam em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular. É importante colocar que a receptação de materiais furtados também é crime. Práticas criminosas como essas colocam em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo.

Como forma de combate, a Enel Ceará realiza inspeções regulares, com base em análise técnica e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública. Além disso, também são feitas inspeções em sucatas e pontos de reciclagem em busca de materiais furtados. Somente neste ano, foram realizadas 281 operações especiais no combate a esses crimes, resultando em 173 prisões em flagrante.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz