O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui 25 de setembro como o Dia Nacional do Rádio. A norma foi publicada no Diário Oficial da União. Hoje é o primeiro dia em que se comemora o surgimento no País de um dos mais importantes veículos de comunicação. O 25 de setembro foi escolhido para a homenagem por ser a data de nascimento de Edgar Roquette-Pinto (acima), considerado o “Pai da radiodifusão no Brasil”. Ele fundou, em 1923, a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC.
![Cerimônia de inauguração de estúdio móvel da Rádio Câmara em comemoração aos 25 anos da emissora. Dep. Jilmar Tatto (PT - SP). Diretora da Rádio Câmara, Ana Raquel Macedo.](https://www.camara.leg.br/midias/image/2024/12/img20241203153512410-768x473.jpg)
A nova lei teve origem em um projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo: o PL 2469/22. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no ano passado.
Relator do projeto na Comissão de Cultura da Câmara, o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) ressaltou que o rádio desempenhou “papel fundamental na disseminação de informações, entretenimento e cultura ao longo das décadas”. “Instituir um Dia Nacional do Rádio permitirá que as gerações atuais e futuras reconheçam e celebrem a contribuição do rádio para a história e a cultura do País”, afirmou.