Efeito Lula: Fortaleza pode faturar R$ 273 milhões no Dia dos Pais; projeção supera 11,4% o que a data registrou em 2024

Fortaleza deverá registrar faturamento de R$ 273 milhões no varejo com as compras para o Dia dos Pais em 2025, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. O montante representa um crescimento nominal de 11,4% em relação a 2023 – último ano em que a pesquisa sobre a data foi realizada. Segundo a pesquisa, 39,4% dos consumidores irão presentear no Dia dos Pais.
Com esse volume, o Dia dos Pais se consolida como uma das principais datas do calendário varejista em Fortaleza, superando o Dia dos Namorados e aproximando-se do Dia das Crianças. Entre as comemorações com maior potencial de consumo na capital, o Dia dos Pais aparece atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Black Friday e Dia das Crianças.
A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, destaca que, além do impacto direto no varejo, a data também movimentará o setor de serviços, uma vez que 38% dos consumidores pretendem comemorar o Dia dos Pais. A pesquisa aponta que a data será comemorada em restaurantes (17,4%), barracas de praia e clubes (3,8%), igrejas (3,3%) e viagens (3,3%).
“O Dia dos Pais, além de movimentar fortemente o comércio varejista, também impulsiona o setor de serviços, especialmente restaurantes e espaços de lazer. É uma data que fortalece o consumo afetivo, estimulando as compras de presentes e as comemorações em família. Esse comportamento gera uma cadeia positiva na economia local, beneficiando pequenos e grandes negócios e contribuindo para a geração de emprego e renda em Fortaleza”, destaca Cláudia Brilhante.                    
Perfil do consumidor
A intenção de compra para o Dia dos Pais é mais expressiva entre os jovens de 18 a 24 anos (50,7%), mulheres (42,7%) e pessoas com renda familiar de até R$ 2.000 (48,1%). Em média, os consumidores pretendem gastar R$ 308 em presentes, sendo que metade deles deve optar por pagamento à vista – via PIX, cartão de débito ou dinheiro. O cartão de crédito será utilizado por 45,7% dos compradores.
A preferência de consumo está voltada para itens semiduráveis e de uso pessoal. Os produtos mais procurados pelos consumidores, segundo a pesquisa, são: roupas e acessórios (35,6%); perfumaria e cosméticos (16,5%); sapatos, cintos e bolsas (13,6%); relógios (5%); artigos esportivos (4,4%).
Os shopping centers lideram como principal local de compra (44,7%), seguidos por centros comerciais (25,9%) e lojas de rua (23%). Embora quase metade dos consumidores (47,5%) não tenha uma data fixa para realizar as compras, os dias com maior intenção de compra são sábado (30,1%), domingo (11,6%) e sexta-feira (9,5%).

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