O governador Elmano de Freitas participou nesta quinta-feira (24.7) da abertura da aula inaugural da Turma II do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD), que deverá formar 388 novos integrantes da força policial do Estado. Durante o evento, realizado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), o governador chamou atenção para a importância da integração entre todas as Forças de Segurança, estaduais e federais, em conjunto com o Poder Judiciário e o Ministério Público, para o enfrentamento do crime organizado e proporcionar mais segurança ao cidadão.
Elmano de Freitas destacou que a Polícia Militar não é uma instituição isolada no enfrentamento ao crime. Para ter êxito, acrescentou, “ela precisa estar junto com a Polícia Civil, com a Polícia Forense, precisa dos dados da Supesp, precisa estar lado a lado com o Corpo de Bombeiros, ter um trabalho articulado com o Ministério Público, com o Poder Judiciário e com a Defensoria Pública para que a gente possa, efetivamente, enfrentar o crime organizado do Estado do Ceará”.
Dirigindo-se aos novos integrantes da força, o governador chamou atenção para a importância de “uma formação o mais sólida possível”, porque, “hoje, vocês ingressam numa instituição bicentenária, que tem uma história, que zela pela sua história, que tem um histórico de homens e mulheres em que, em determinados momentos, alguns, efetivamente, doaram sua vida para proteção da sociedade”, afirmou.
“Não é comum um governador de estado estar presente numa aula inaugural de um curso de formação de soldados. Isso denota a importância que o governador Elmano de Freira tem dado à estrutura de segurança pública do Estado do Ceará”, observou o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Chaves.
O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, agradeceu a presença do governador e reforçou o compromisso da instituição em oferecer uma formação de excelência. “É um reconhecimento ao trabalho árduo e à dedicação de todos os profissionais que aqui atuam, comprometidos em formar os melhores profissionais da segurança pública do Estado do Ceará. A presença do governador é um estímulo e uma motivação para continuarmos a trabalhar com excelência e comprometimento com a segurança pública do nosso estado”, declarou o diretor.
O comandante-geral da PMCE, Klênio Sávio, destacou que, além de investir em equipamentos, armamento e estrutura física para as unidades de todo o sistema de segurança pública, o Governo do Ceará também tem se preocupado “com o nosso principal ativo, que são os homens e mulheres que integram a segurança pública do nosso Estado”. Segundo ele, “a formação, desde o início, é fundamental para que os resultados apareçam”.
A duração mínima da formação dos integrantes da Turma II do CFSD PM/2024 é de seis meses, com carga horária total de 1.400 horas, das quais, 1.260 horas presenciais e 140 horas de ensino à distância. Atualmente, a Aesp-CE está formando mais de 1.500 alunos soldados , que estarão aptos para promoção na segunda quinzena de setembro próximo.
“É uma grande honra estar aqui, como jovem, como mulher, e esse é um passo crucial para a segurança do nosso Estado e para o bem-estar da população cearense”, comentou Nara de Oliveira, uma das 76 mulheres que acabam de ingressar no curso. Segundo ela, “esses futuros agentes da lei trazem consigo não apenas a intenção de um futuro melhor, mas também o dever, a intenção de servir e de proteger, com dedicação e integridade, a sociedade cearense”.