A defensora pública Sâmia Farias teve o nome enviado à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará pelo governador Elmano de Freitas na tarde de segunda-feira (20.10) como indicada pelo Governo do Estado ao cargo de defensora geral do Estado para o biênio 2025/2027, segundo determina a Lei Complementar 08/1997.
O projeto será lido e deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa para uma sabatina de Sâmia realizada por parlamentares, conforme o rito constitucional. Depois haverá duas votações, uma na CCJ e outra no Plenário. Em seguida, se aprovado, vaia para nomeação do governador do Estado.
A atual defensora geral Sâmia Farias obteve 53% dos votos na eleição da Defensoria Pública do Estado (DPCE). A defensora está na carreira há 17 anos e tem 41 anos. É formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2008, atuando nas cidades de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. É atualmente titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e Unidade Móvel (Napi) da capital cearense.
Na Defensoria, entre os anos de 2016 e 2019, ocupou os cargos de subdefensora geral, secretária executiva, assessora de desenvolvimento institucional e supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. É defensora geral desde 2023/2025.
“Os resultados de 97% das metas cumpridas no Plano de Gestão 2023/2025 comprovam que fizemos uma gestão eficiente e responsável, capaz de transformar metas em ações concretas. Ampliamos nossa presença em diversas cidades, inauguramos novas sedes na capital e no interior, fizemos 70 promoções e 24 nomeações de defensores. Modernizamos estruturas, fortalecemos equipes e aprimoramos condições de trabalho. Também expandimos o atendimento itinerante e os serviços especializados, valorizando a carreira, investindo em tecnologia e fortalecendo a democracia interna. Temos um projeto em curso e devemos seguir trabalhando, com compromisso e responsabilidade”.