Um empresário dono de um viveiro de camarão foi preso em flagrante por crime de furto de energia elétrica. O flagrante foi feito hoje (17.12), no município de Limoeiro do Norte. Técnicos da empresa Enel, distribuidora de energia no Ceará, realizavam inspeções na rede elétrica e identificaram uma ligação indevida de uma bomba submersa. O dono foi comunicado do ocorrido e encaminhado pelas equipes da Polícia Militar até a Delegacia de Russas, que está responsável pelo caso. Essas ações fazem parte de um conjunto de medidas regulares da distribuidora para combater o furto de energia, reforçar a segurança da população e garantir a integridade da rede elétrica.
Crime e risco à vida
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de cabos e de energia, conhecido popularmente como “gato”, comprometem a qualidade do fornecimento e colocam em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular. É importante colocar que a receptação de materiais furtados também é crime. Práticas criminosas como essas colocam em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo.
Como forma de combate, a Enel Ceará realiza inspeções regulares, com base em análise técnica e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública. Além disso, também são feitas inspeções em sucatas e pontos de reciclagens em busca de materiais furtados. Somente neste ano, foram realizadas mais de 281 operações especiais no combate a esses crimes, resultando em mais de 173 prisões em flagrante.
Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental. A orientação da companhia é de que, caso observem pessoas ou veículos que não estejam com o fardamento completo da distribuidora intervindo na rede, denuncie.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.