Sob pressões do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público, a companhia energética Enel foi amparada hoje por nota assinada pelo presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o deputado federal Luís Gastão Bittencourt, e o presidente da Câmara Empresarial das Energias do Ceará, Antônio José Costa. Após mais dois anos de querelas, inclusive com ameaças de encerramento do contrato de cessão do Estado, firmado ainda na gestão de Tasso Jereissati, é a primeira vez que a empresa recebe o suporte político dessa natureza.
Confira a nota, que soa como um socorro para a multinacional com sede na Itália:
A Enel Distribuição Ceará, pertencente à Enel S.p.A., multinacional italiana considerada uma das maiores empresas do setor energético do mundo — presente em mais de 30 países na Europa, América Latina e América do Norte —, atua no Brasil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
Desde 2009, quando assumiu a concessão de distribuição de energia no Estado, sucedendo à Companhia Energética do Ceará – Coelce, a Enel Ceará iniciou um abrangente plano de modernização e expansão, com destaque para a ampliação da cobertura estadual, inclusive em zonas remotas; melhoria das infraestruturas; implementação de programas sociais; atendimento digitalizado; e integração com fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica.
A empresa, desde então, já investiu cerca de R$ 5 bilhões no Estado e anunciou novos aportes da ordem de R$ 1,6 bilhão para os próximos três anos, o que sinaliza seu compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços.
A presidência da Enel Ceará está a cargo do engenheiro eletricista José Nunes de Almeida Neto, profissional com mais de 40 anos de atuação no setor elétrico, tendo exercido funções como diretor de operações e superintendente de distribuição na antiga Coelce, além de diretor de relações institucionais da Enel Brasil. Além de seu sólido perfil técnico, o presidente José Nunes se destaca pelo diálogo constante e produtivo com os setores público e privado, bem como com a sociedade civil em todo o estado do Ceará.
Diante do exposto, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio da sua Câmara Empresarial das Energias do Ceará – CEC, vinculada ao Núcleo de Câmaras da Presidência da Fecomércio – CACE, apresenta esta Moção de Apoio à Enel Distribuição Ceará, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado, reconhecendo a comprovada evolução dos investimentos realizados com vistas à constante melhoria das infraestruturas essenciais à eficiência energética e à qualidade do fornecimento, em consonância com as diversas demandas da sociedade cearense.
Destacamos, ainda, a gestão profícua de sua diretoria, na pessoa de seu presidente, engenheiro José Nunes de Almeida Neto, pelos relevantes investimentos e resultados alcançados desde o início de sua administração.
Fortaleza, 30 de abril de 2025.
Antônio José Costa
Presidente da Câmara Empresarial das Energias do Ceará – CEC/CACE
Luiz Gastão Bittencourt
Presidente do Sistema Fecomércio Ceará