A Assembleia Legislativa do Ceará abre amanhã, terça-feira,16.12, às 09h30min, no Espaço Zélia Mota, a exposição “Escritório Frei Tito 25 anos: Justiça em Movimento”. A mostra divulga atividades do Escritório Frei Tito de Alencar e a importância do trabalho social desenvolvido, ao longo dos últimos 25 anos, em várias comunidades.
O Escritório, criado em 2000, passou a contar também com uma sede no município do Crato, em julho de 2024. O trabalho vem obtendo respostas significativas da coletividade assistida. Em razão disso, a atual Mesa Diretora da Assembleia planeja abrir outra sede em Sobral já em 2026. A expansão do Escritório fortalece o trabalho de defesa dos direitos humanos e a regionalização dos serviços da Alece.
A mostra compartilha com o público histórias de luta acompanhadas e fortalecidas pela atuação do Escritório Frei Tito. São trajetórias de povos indígenas, comunidades quilombolas, camponeses, trabalhadores sem terra e sem teto, mães, pescadoras artesanais, integrantes de ocupações urbanas – vozes que expressam a resistência e a esperança de quem luta, diariamente, por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
A exposição será dinâmica, com painéis, que narram lutas de 13 comunidades da Capital e do Interior do Estado, assistidas pelo EFTA. Na oportunidade o público poderá interagir com 25 monóculos, que permitirão a visualização de cenas da prática do Escritório. Contará também com um monitor, onde serão exibidos depoimentos sobre a história do Escritório Frei Tito. Além de painéis expositivos, fotografias e bandeiras dos movimentos.
O curador do Memorial Pontes Neto, da Alece, Miguel Francisco dos Santos destaca que a Assembleia Legislativa não poderia deixar de comemorar a passagem de 25 anos de criação do Escritório Frei, que tem prestados serviços inestimáveis às diversas coletividades populares do Ceará, que lutam heroicamente pela sua cidadania.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.