Como parte da celebração dos 24 anos do Escritório Frei Tito de Alencar (EFTA), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) promove, nesta segunda-feira (24.6), no instagram oficial da casa (@assembleiace) e do projeto (@escritoriofreitito), a estreia da segunda temporada do “Minuto dos Direitos Humanos”.
Com quatro episódios, a iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os direitos fundamentais de cada cidadão e aborda questões como o direito à cultura; o direito à justiça; o direito à consulta livre, prévia e informada e, por fim, a importância dos defensores dos direitos humanos.
Iniciado em 2023, o projeto do Minuto dos Direitos Humanos busca fortalecer a educação popular em direitos humanos, contribuindo com a divulgação dos direitos humanos e o entendimento da população.
Além das redes sociais da Alece e do EFTA, o Minuto dos Direitos Humanos é disponibilizado no YouTube do escritório, na programação da rádio FM Assembleia (96,7MHz) e no perfil da FM Assembleia nas plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts.
O material, com apoio do setor de Publicidade Institucional da Casa e da rádio FM Assembleia, foi produzido pela própria equipe do escritório, com roteiros da jornalista Samaisa dos Anjos e apresentação dos advogados Péricles Moreira e Adilson Barbosa, da advogada Patrícia Oliveira Gomes e da estagiária Yohana Moura. A parte audiovisual é de responsabilidade do Núcleo de Mídias Digitais da Alece, com vídeo e edição de Odério Dias.
SOBRE O EFTA
Iniciado em junho de 2000 na Alece, o EFTA é um órgão permanente da Casa pautado pelo compromisso com os direitos humanos a partir da defesa e luta pela efetivação dos direitos fundamentais para todas as pessoas. Ele é presidido pelo titular da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, o deputado Renato Roseno (Psol).