Evandro anuncia compra de aparelhos de eletrocardiograma para todos os postos de saúde de Fortaleza

 

A Prefeitura de Fortaleza realizou, sábado (30.8), em 20 postos de saúde, o primeiro mutirão de eletrocardiograma, ação que tem como foco zerar fila de exames no município. Realizada por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa integra o programa Saúde que Cuida, do Plano Fortaleza Inclusiva. Ao todo, foram previamente agendados 1.200 eletrocardiogramas, para realização das 8h às 17h.

O prefeito Evandro Leitão acompanhou a ação nos postos de saúde Maurício Mattos Dourado (bairro Edson Queiroz) e Roberto da Silva Bruno (Bairro de Fátima), e anunciou a aquisição de 112 aparelhos de ECG para equipar os postos de saúde da capital. O ECG é um importante aliado para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas na população.

“Temos mais de 314 mil pessoas aguardando para realizar o exame de eletrocardiograma. Por isso, estamos realizando o mutirão e adquirindo novos equipamentos para equipar todos os postos de saúde da cidade. Vamos passar a realizar aproximadamente trinta mil exames por mês, e, com essa expansão, nossa meta é zerar a fila de espera até o final do ano que vem e garantir que nenhum fortalezense precise aguardar por esse exame tão importante. É um investimento em prevenção que pode melhorar a saúde de muita gente e impacta todo o nosso sistema”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

O Saúde que Cuida prevê a aquisição de 112 aparelhos de eletrocardiograma, que garantirão todos os postos equipados, e a implementação de laudos on-line. Atualmente, o município contabiliza somente 24 aparelhos nos postos de saúde. A ação tem como foco zerar uma fila de mais de 314 mil exames acumulados desde 2020.

De acordo com a secretária da Saúde, Riane Azevedo, zerar a fila de ECG é um importante passo para garantir diagnósticos mais rápidos e ampliar o acesso da população a um cuidado de saúde mais eficiente e humanizado.

“Essa é a maior fila de exames que temos, e vamos vencê-la. O ECG é um exame rápido e que faz parte de várias linhas de cuidado. Além de realizar 1.200 exames, esse mutirão também tem uma segunda finalidade, que é treinar nossos técnicos de enfermagem, para que, quando os novos aparelhos chegarem, a gente tenha todo o corpo clínico já habilitado para realizar diariamente esses exames nos postos de saúde”, destacou a secretária.

Para o motorista de caminhão Francisco Pereira, de 54 anos, o exame trouxe mais tranquilidade. “Estava com dois anos que eu não fazia um check-up, e devido ao trabalho que a gente tem, é necessário. Eu já estava esperando há um tempo e esse mutirão foi muito bom para agilizar. O posto é excelente, o atendimento é super profissional e o exame foi rápido. Agora é só esperar o dia da consulta e mostrar os resultados.”

A autônoma Dulce Maia estava precisando fazer o ECG como parte do pré-operatório de uma cirurgia na vesícula, e se surpreendeu com a agilidade do processo. “Eu estive na consulta e o médico falou que eu teria que fazer um eletrocardiograma porque estou pré-cirurgia. Me cadastraram, ontem eu recebi o contato com esse endereço e vim. O agendamento e o acompanhamento estão sendo muito bons, e desde que eu cheguei pra fazer o exame, está tudo perfeito, são muito atenciosas, falam como vão proceder, é organizado”, avaliou.

Agendamento

A SMS entrou em contato com os usuários residentes em Fortaleza, por meio dos telefones informados no ato do seu cadastro no posto de saúde para o agendamento, e foi solicitada a confirmação de presença. O processo contribui para dar mais celeridade à fila de espera.

Por isso, é fundamental manter sempre os dados atualizados. Em caso de mudança de telefone ou endereço, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde e fazer a atualização. Os pacientes também podem acessar as confirmações de consultas e exames por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Saiba mais

O eletrocardiograma ou ECG é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Através do exame é possível identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz