Evandro Leitão recebe cônsules de 19 países para prospectar parcerias internacionais para Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), se reuniu com cônsules de 19 países, em evento da Secretaria de Relações Internacionais para prospectar parcerias entre Fortaleza e outras nações. O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a participação da vice-prefeita Gabriella Aguiar e da primeira-dama Cristiane Leitão, que apresentaram o programa Fortaleza Inclusiva para os adidos internacionais.

Na reunião, Evandro destacou a determinação de criar, no início da gestão, a Secretaria de Relações Internacionais, por entender que Fortaleza precisa ampliar relações com governos e instituições de alcance global. Também citou a realização de viagens e reuniões com representantes de diversos países para mostrar que Fortaleza é uma cidade receptiva e com muitos atrativos.

“Estamos fazendo um portfólio para apresentar os principais projetos da Prefeitura para instituições estrangeiras, porque queremos desenvolver parcerias que contribuam para alcançarmos nossos objetivos de tornar Fortaleza uma cidade com mais justiça social e oportunidades para a população. Estreitar nossa relação com os cônsules é importante porque eles são mais um elo nosso com o mundo e podem abrir muitas portas”, afirmou.

O secretário das Relações Internacionais, João Bosco Monte, endossou o discurso do prefeito, ressaltando que o encontro foi importante para apresentar projetos, ampliar o diálogo e identificar sinergias. “Estamos desenvolvendo estratégias para internacionalizar Fortaleza, tornando a cidade mais conhecida fora dos seus muros. Várias iniciativas foram colocadas sobre a mesa e uma delas era trazer nossa comunidade consular para conhecer a administração, para saber que projetos a Prefeitura já desenvolve.”

Na reunião, a vice-prefeita Gabriella Aguiar e a primeira-dama Cristiane Leitão apresentaram o programa Fortaleza Inclusiva aos cônsules. A iniciativa contempla a estratégia do programa de engajar diversos setores da sociedade na missão de promover a inclusão social, garantir direitos e melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo a vice-prefeita, a gestão está utilizando critérios internacionais para implantação e desenvolvimento do programa. “Estamos trabalhando o Fortaleza Inclusiva em uma perspectiva de alinhamento global, e o diálogo com os cônsules reforça esse compromisso”, pontuou Gabriella.

A primeira-dama Cristiane Leitão acrescentou que a troca de experiências com representantes de outras regiões do mundo pode contribuir para o desenvolvimento de soluções para as questões de Fortaleza.

“Esse encontro é um momento de integração entre a Prefeitura e representantes de países que têm bons exemplos de desenvolvimento social. Unindo forças, nós poderemos fazer um trabalho bem direcionado para as pessoas que mais precisam”, ressaltou a primeira-dama Cristiane Leitão.

Ações de diplomacia

Além da reunião com os cônsules, o processo de aproximação com outros países realizado pela gestão também incluiu encontros com representantes da França, dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Equador e da Alemanha.

Em março deste ano, o prefeito também viajou aos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, para buscar apoio para buscar investimentos para projetos da capital. Em seguida, foi a Estocolmo, capital da Suécia para discutir parcerias em áreas como manejo de resíduos sólidos e energias renováveis, turismo e capacitação de jovens.

 

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz