Trecho de matéria publicada no jornal O Povo, assinada pelo repórter Marcelo Bloc:
A 2ª Vara Criminal da Comarca de Caucaia condenou (o ex-vereador) Adriano Silva Martins, conhecido como Adriano Neguim (foto acima), por calúnia e difamação, por vídeo publicado nas redes sociais, acusando o então vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (União Brasil), de utilizar verba pública do município para contratar “gogo boys’. O caso ocorreu em abril de 2023, época em que Vitor Valim (PSB, mas na época sem partido) era prefeito de Caucaia e Deuzinho, o vice.
Entenda o caso
Na ocasião, Adriano Silva Martins, conhecido como Adriano Neguim, fez um vídeo alegando que Deuzinho Filho estaria utilizando verbas públicas, que deveriam ser destinadas ao gabinete, para disseminar o ódio, fake news, para pagar “gogo boys” e para que os seus assessores fossem para a academia com o automóvel da Prefeitura.
Na publicação, postada no Instagram e Whatsapp, e compartilhada por outras pessoas, Adriano disse ainda que a vida pública da vítima estaria no fim e que teria mudado para pior. Segundo o processo, as acusações tiveram grande repercussão midiática.
(…)
A Justiça “condenou Adriano Neguim por calúnia (art. 138 do Código Penal Brasileiro) e difamação (art. 139 do Código Penal Brasileiro).
Pela calúnia, determina pena de seis meses de detenção, além do pagamento de 10 dias-multa. Apesar da confissão espontânea de culpa, o juiz não determinou qualquer diminuição da pena. Pelo contrário, pelo fato de as ofensas terem sido perpetradas por meio de redes sociais, exaspera a pena em 1/3, ficando em oito meses de detenção e paramento de 13 dias-multa.
*** ***
A íntegra está aqui.
*** ***
Adriano “Neguim” é o mesmo que em 2023 levou tabefes os do então presidente do PL no município, identificado como Tancredo dos Santos (veja abaixo), hoje vereador no município. O caso ganhou as redes sociais por envolver dois elementos da direita e por contar, no mesmo cenário, uma praça pública de Caucaia, com a presença do vereador de Fortaleza “Inspetor Alberto” – que em 2024 ameaçou matar o candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e que se fez filmar maltratando um porco. Tancredo era assessor de Alberto.