Exposição sobre os 190 anos da Assembleia destaca fatos da História do Ceará; visitação segue até 17 de agosto

A exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” foi aberta nesta terça-feira (17.6), na sede da Assembleia Legislativa do Ceará. A mostra poderá ser visitada até 17 de agosto. A inauguração e apresentação foi feita pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB).

O evento, no espaço de exposição do prédio sede, contou também com a participação das deputadas Larissa Gaspar (PT), Juliana Lucena (PT) e Jô Farias (PT) e dos deputados Júlio César (PT), Agenor Neto (MDB), Bruno Pedrosa (PT), Guilherme Sampaio (PT), Missias Dias (PT) e Nizo Costa (PT).

História da Alece

Romeu observou que a inauguração da exposição é um momento de alegria por reverenciar a história da Alece e do Estado. “Sem a gente conhecer verdadeiramente a nossa história, não podemos preparar um bom futuro”, disse.

O parlamentar destacou outras ações de celebração e construção da memória dos 190 anos da Casa, como produções audiovisuais que a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece está encaminhando.

Os documentários contam, inclusive, com testemunhos dos ex-presidentes. “Vamos ter uma série de oportunidades de conhecermos memórias vivas e interessantes de vários períodos diferentes da democracia, ou da não democracia, no nosso estado e no nosso país” observou.

Relato histórico

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, observou que a exposição, além de trazer a representação política do estado, também procurou apresentar um relato histórico dos principais acontecimentos desde o século XIX, quando foi instalada a Assembleia Provincial. “É uma exposição que traz os processos da Assembleia em diversos momentos, mostrando fatos como a abolição da escravatura do Ceará, o período da ditadura militar e também questões de natureza social, econômica e política”, explicou.

Paulo Roberto ressaltou, entre os momentos históricos, o período da ditadura civil militar, que está representado pelos deputados cassados em 1964 pelo golpe de estado “porque, representando a sociedade, defendiam as necessidades e teses que eram de interesse da sociedade”.

Ele também explicou que os visitantes acompanharão fatos em torno da redemocratização do país, quando aconteceu a Assembleia Constituinte estadual, elaborando a Carta Magna do Ceará, concluída em 1989. O coordenador agradeceu o presidente Romeu Aldigueri e a equipe do Malce, que possibilitaram a instalação da exposição. O evento teve apoio dos parceiros Museu do Ceará, Biblioteca Pública Estadual, Instituto do Ceará e Universidade Federal do Ceará.

O curador da mostra, Miguel dos Santos, disse que a exposição procurou mostrar uma Assembleia formada pelos deputados, pelos servidores e pela população como um todo, “numa perspectiva de que a Alece vem construindo um parlamento aberto”. Desta forma, Miguel revelou que foram trazidos diversos fatos históricos e momentos do cotidiano que aconteceram ao longo dos 190 anos. “A gente também procurou trazer a presença dos servidores, mostrados em uma galeria, como uma homenagem”.

As parcerias com outros órgãos de cultura privilegiou a acessibilidade para a exposição. “Fizemos parceria com a UFC e com a Uece para termos peças táteis e audiodescrição em algumas peças. Tivemos acesso a acervos de diversas instituições, como a Biblioteca Estadual do Ceará”, disse o curador. A exposição conta ainda com uma jangada feita da madeira de piúba, representando o movimento dos jangadeiros pela libertação dos escravizados, por volta dos anos 1880, cedida pelo Museu do Ceará.

No programa o Parlamento e Sua História, do Malce, a mostra teve a visitação da Escola Luiz Gonzaga Félix, de Maracanaú, com 29 alunos da 9ª série do ensino fundamental e quatro professores. Os presentes ao ato puderam também acompanhar apresentação dos repentistas Rosaneto e Edmilson Saldanha.

Servidores homenageados

Cerca de 50 servidores foram homenageados com uma galeria em vídeo. A servidora Isabel Chaves, coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Alece, disse se sentir realizada como pessoa e como profissional ao receber a homenagem.

“Neste momento em que a Alece comemora os seus 190 anos de existência, ter esse reconhecimento deixa cada servidor que dedica a maior parte do seu tempo muito grato”.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz