Filme cearense, com estreia em 2026, enfoca transformações na vida, solidariedade e amor

Ao decidir cuidar do irmão, a personagem descobre um caminho para curar antigas feridas familiares. É assim que Maria Eugênia, figura central do filme cearense “Quando menos se espera… família”, escreve um capítulo transformador da vida. No longa-metragem de ficção, com locações no município de Meruoca, a personagem – cuja vida limitava-se aos cuidados com a neta – tem o cotidiano revirado ao descobrir que seu único irmão, que não vê há décadas, enfrenta uma doença grave e vive sozinho numa cidade distante. Decidida a ajudá-lo, ela se permite experimentar novas experiências.

Com direção de Augusto César dos Santos e Raylane Neres, que também está na produção junto a Luciana Tomaz, o filme reuniu equipe de 78 pessoas de diferentes regiões do Estado, na maioria mulheres. O elenco é composto pelos atores paraibanos Soia Lira e Nanego Lira, os cearenses Luís Costa, Betânia Lopes e as crianças Wetyla Neres e Eduardo de Sousa.

 “Nossa inspiração surgiu da vontade de produzir um drama, gênero que só recentemente passou a ser explorado com mais consistência pelas produtoras cearenses, especialmente quando se trata de protagonistas além da meia-idade. Queríamos olhar para essa fase da vida com profundidade e sensibilidade”, detalha Augusto César dos Santos. Segundo o diretor, a construção dos personagens fluiu a partir da observação do cotidiano. “Pequenas histórias, gestos, silêncios e dilemas que encontramos em pessoas reais ao nosso redor. Foi desse mosaico de experiências que construímos a trama e suas nuances emocionais”, afirma.

Segundo Raylane Neres, os obstáculos para realizar uma produção no interior cearense, como questões logísticas para transporte de equipamentos e organização de cronograma de gravações, motivaram ainda mais a equipe no processo criativo.

“Contratamos profissionais focados exclusivamente na preparação de elenco e elaboramos um calendário intenso de ensaios, com leituras detalhadas do roteiro e diálogos criativos que envolveram elenco e equipe, sempre buscando ampliar a compreensão das emoções e motivações de cada personagem. Esse cuidado esteve também na composição dos planos. Cada enquadramento foi planejado para reforçar as intenções dramáticas da história, seja destacando a proximidade entre os personagens, seja evidenciando silêncios e distâncias que fazem parte do tom intimista do filme”, conta a diretora.

Novos talentos do audiovisual no interior do CE

Dando oportunidade a novos talentos, o projeto contou com a participação de oito profissionais formados pelo projeto TV de Rua, que atuam no filme em áreas como produção, assistência de fotografia e direção, além da produção de objetos. “A participação funciona como um verdadeiro laboratório profissional. Eles têm a oportunidade de se aprofundar em suas funções trabalhando lado a lado com profissionais experientes e já consolidados no mercado audiovisual brasileiro. Essa troca fortalece a qualificação desses novos talentos e contribui para o crescimento contínuo da cadeia produtiva do audiovisual no interior do Ceará”, frisa Raylane.

 Realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, o TV de Rua iniciou em 2017, em parceria com a Sociedade Coração de Maria, e já beneficiou 145 jovens e adolescentes de Meruoca, incluindo as localidades de Santo Elias, Anil e Alcântaras. Nas aulas, sempre aos sábados, no período da manhã e da tarde, os alunos passam a conhecer o universo do audiovisual em aulas teóricas e atividades práticas. A formação abrange conhecimentos em roteiro, fotografia, captação de som, montagem, Libras, produção, direção, assessoria de comunicação, orçamento e trilha sonora, possibilitando ao aluno a atuação no mercado do audiovisual (documentário ou ficção) e da publicidade.

Estreia em 2026

Contemplado pelo Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), via Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (Minc), o longa-metragem “Quando menos se espera… família” está sendo produzido pela Argumento Produções e foi filmado em julho de 2025. Atualmente, se encontra em fase de montagem e o lançamento está previsto para o segundo semestre de 2026.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz