O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza, João Vicente, está participando da Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2025, que se realiza em Brasília até 21 de março. O evento reúne mais de 200 governos, organizações internacionais e ONGs, com o objetivo de combater os superpoluentes, reduzir a poluição do ar e mitigar os impactos do aquecimento global de curto prazo. João Vicente representa o prefeito Evandro Leitão e destaca a importância de Fortaleza estar presente em um evento de tamanha relevância para o futuro sustentável da cidade e do planeta.
Neste ano, a conferência tem como tema central “Acelerando a ação sobre superpoluentes: O caminho para a COP30” e é copresidida pelo Brasil e pelo Reino Unido. A Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC) organiza o evento, reunindo líderes globais com foco em iniciativas concretas para melhorar a qualidade do ar e enfrentar as mudanças climáticas. João Vicente ressalta que a participação de Fortaleza neste evento representa uma oportunidade única para absorver novas ideias, conhecer projetos inovadores e estabelecer parcerias para melhorar o meio ambiente da cidade.
“Fortaleza tem avançado na implementação de soluções ambientais inovadoras, com destaque para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A cidade se comprometeu a aderir à iniciativa Low M, focada na redução das emissões de metano a partir dos resíduos orgânicos. Entre as ações em andamento estão o Aterro Sanitário de Fortaleza, que visa aumentar a recuperação de biogás para 70% até 2028, a expansão da oferta de biometano, com a meta de atingir 35% até 2028, e a implantação da coleta seletiva de resíduos orgânicos, com a obrigatoriedade para 70% dos grandes geradores até 2028. Essas iniciativas estão alinhadas ao compromisso de Fortaleza com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas”, destaca o titular.