A Assembleia Legislativa do Ceará lançou o documentário e a exposição “Plenário 13 de Maio – A reconstrução da história”. A produção apresenta depoimentos e registros inéditos e exclusivos sobre o incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio no dia 20 de junho de 2024; aborda as ações para a continuidade dos trabalhos legislativos nos dias posteriores e a mobilização para a efetivação do processo de reconstrução e obras, assim como a reinauguração do espaço que é considerado o coração da Alece.
O documentário representa um relato histórico importante para o Parlamento estadual e para o Ceará sobre o episódio e, especialmente, sobre os esforços coletivos para reconstruir e devolver à população cearense um símbolo da democracia e da política do estado.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destaca o trabalho realizado pelos colaboradores da Casa, pelos bombeiros que atenderam à ocorrência do dia 20 de junho e pelos operários que atuaram na recuperação do espaço mais simbólico do Legislativo cearense.
“Foi um momento de apreensão e tristeza que foi transformado, pelo sentimento de união daqueles que fazem o Parlamento, num fato histórico do Plenário 13 de Maio, que precisa ser eternizado na memória do povo cearense. Agradeço à equipe de Comunicação da Alece, pela sensibilidade de transformar esse memorável trabalho de reconstrução do Plenário num documentário e exposição de fotos, que servirá de fonte de informação para as gerações futuras. Vivenciamos um momento importante da história da Assembleia Legislativa e do nosso Estado”, comenta o parlamentar.
O coordenador do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), Paulo Roberto Nunes, detalha a parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece na concepção da exposição fotográfica. “A exposição trata-se de uma exposição sobre o povo cearense, sobre a nossa capacidade de não desistir, nossa força para o trabalho, nossa capacidade para recomeçar, nossa resiliência ante o infortúnio”, diz Paulo. O coordenador destaca ainda a que a mostra fotográfica traz, em seus principais momentos, o incêndio, o trabalho de restauração, a reinauguração e o recomeço dos trabalhos.
O documentário é uma realização da Alece TV, tem produção da MT Vídeos e produção executiva de Giselle Dutra, Rafael Luís Azevedo, Cibele Couto e Thiago Norões.
O roteiro é de Giselle Dutra e Nicholas Teixeira, que também são responsáveis pela direção com Marcus Távora. A produção é de Thiago Norões, Cibele Couto e Simone Alves, a direção de fotografia é de Nicholas Teixeira e Cristiano Freitas.
O som direto é de Pyetra Lima e João Gabriel Nascimento, a maquinária de Samuel Freitas e Ronald Moura e a finalização de William Brito.
As imagens são dos cinegrafistas Nilson Filho, Rinaldo Fraga e Cristiano Freitas e as imagens aéreas são de Daniel Cardoso e Nicholas Teixeira. A identidade visual é do setor de Publicidade da Alece.