Parceria entre Sebrae/CE, AVSI/Brasil-Associação Voluntários para o Serviço Internacional do Brasil e Enel formou turma do Projeto Incubadora de Negócios 2025, que contou com 30 participantes, a maioria mulheres, em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da iniciativa foi promover a inclusão plural. O termo “inclusão plural” refere-se à prática de garantir a participação de pessoas com diferentes características, perspectivas e necessidades em um determinado contexto, seja ele social e/ou profissional. É uma abordagem que reconhece e valoriza a diversidade, buscando criar ambientes onde todos se sintam pertencentes e tenham oportunidades iguais de desenvolvimento.
Durante todo o tempo em que durou o processo, os integrantes participaram de oficinas, totalizando 16 horas, debatendo temas sobre: “Como agir de maneira Empreendedora”, “Como conquistar clientes no mercado, conectar e vender” – “Estratégias digitais para negócios” e “Como se formalizar através do programa MEI”. Foram realizadas, ainda, mais duas oficinas de oito horas cada, sobre: “Como transformar minha ideia em modelo de negócio” e “Como elaborar o meu Plano de Negócio”, além de 36 horas de consultoria para validar os planos de negócios dos empreendedores participantes.
O QUE É UMA INCUBADORA DE NEGÓCIOS
Uma incubadora de negócios, como as promovidas pelo Sebrae, é uma organização que oferece suporte a empreendedores para o desenvolvimento de novos negócios. Elas oferecem espaço físico, serviços compartilhados, orientação e treinamento para ajudar empreendedores em estágio inicial a desenvolverem suas ideias. As incubadoras são uma peça fundamental no ecossistema de empreendedorismo, impulsionando o crescimento de pequenos negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
SELEÇÃO INICIAL
Do total de 30 participantes, 12 foram selecionados para validação do Plano de Negócio. Com o plano nas mãos, eles apresentaram suas ideias à uma banca examinadora integrada, também, por um representante da SDE do Governo do Estado. Dos 12, três foram escolhidas, segundo os avaliadores: Amanda Agnes de Queiroz, Christine Heleine Pinto e Wende Neves Rodrigues.
AS SELECIONADAS
As três selecionadas vão receber, agora, o acompanhamento direto do Sebrae, enquanto os 27 restantes receberam certificado e decidiram seguir empreendendo, buscando o apoio do Sebrae/CE para ações de formalização e orientação. Para Valdenes Correia, consultora de Negócios do Escritório Metropolitano do Sebrae/CE, o resultado foi emocionante. “Incrível ver uma ex-moradora de rua trans se desenvolvendo a ponto de decidir investir num salão de beleza. Maravilhoso observar como o empreendedorismo pode mudar vidas e descobrir talentos”, resumiu, emocionada
De acordo com Pedro Silva, articulador do Escritório Regional Metropolitano, a parceria entre o Sebrae e a Enel reforça o compromisso do Sebrae/CE com a inclusão produtiva, a sustentabilidade dos negócios e o fortalecimento do empreendedorismo nas comunidades de Fortaleza.
-Por meio da Incubadora de Negócios, promovemos oportunidades reais de transformação, valorizando a diversidade e estimulando o protagonismo de novos empreendedores. Iniciativas como essa demonstram o poder do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, especialmente para públicos que necessitam de mais oportunidades e apoio para desenvolver seus negócios”, enfatiza, ressaltando que cada uma das três empreendedoras selecionados vão receber um determinado valor para investir em seus negócios, afirma.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.