Livro alinha vida e trajetória visionária da empresária de moda Fátima Castro

“Fátima Castro, o estilo de uma mulher à frente do seu tempo”, livro sobre a vida, trajetória profissional e a marca homônima, criada pela empresária de moda cearense Fátima Castro, será lançado em 2 de abril, a partir das 16h, no espaço A Goiabeira – Casa de Criativos, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O endereço é o mesmo onde funcionou há 50 anos o primeiro ateliê de Fátima, e onde hoje está a loja Ethos, da sua filha Beatriz Castro, autora da publicação e também designer, estilista e multiartista.

Publicado pelo selo As Águas Claras, o livro com 256 páginas registra em fotos e escritos as criações e a criatividade de Fátima Castro como mulher empreendedora e sua importância seminal para o desenvolvimento do mercado de moda cearense ter exaltação nacional. O livro tem apoio da Secultfor, via lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

Além das memórias afetivas e  profissionais de Fátima nos textos da filha biógrafa, o livro tem apresentação da pesquisadora cultural Ianne Saboia com colaborações dos jornalistas Izabel Gurgel e de Jackson Araujo, especializado em moda. A edição teve  introdução e produção da curadora de arte Jacqueline Medeiros; projeto gráfico do designer Fabrício Porto; sobrecapa criada pelo artista Mario Sanders, junto ao farto material com imagens de coleções, publicidades, matérias jornalísticas, citações em livros e publicações sobre a empresária.

Uma curiosidade da marca Fátima Castro, que a jornalista Izabel Gurgel destaca em seu texto no livro, foi o apoio da empresária a jovens talentos e eventos culturais, além dos ensinamentos de moda. Como exemplifica ela, quando entre outros, a marca Fátima Castro esteve nos cartões postais editados pela Pharus 4 para a exposição “Desculpe”, no Museu de Arte da UFC, em Fortaleza, em 1990, reunindo desenhos e pinturas “dos meninos do Fratura (Exposta)” Mário Sanders e Cardoso Jr.”, referencia Izabel Gurgel. Também no Sesc São Paulo, em 1988, a marca apoiou a exposição dos jovens artistas Cardoso Jr., Jorge Luiz e Mário Sanders, que surgiram em Fortaleza com o grupo Fratura Exposta, uma deriva do trabalho com arte desenvolvido no centro comunitário do bairro Conjunto Prefeito José Walter. A propósito, a capa de “Fátima Castro, o estilo de uma mulher à frente do seu tempo” é de Mário Sanders.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz