O antropólogo e jornalista cearense Alexandre Rocha, o mais importante estudioso do Blues e de gêneros musicais afro-americanos no Brasil, investiga a história de um estilo repleto de erotismos, ambiguidades sugestivas e levezas. O livro “Shake That Thing: antropologia, história, significação e erotismo no blues”, de autoria dele, será lançado em Fortaleza no próximo dia 21 de novembro, às 19h30min, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont).
Resultado de monografia premiada pelo departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e materializado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o lançamento do livro terá show do bluesman Roberto Lessa, seguido da discotecagem do DJ Penaforte. Além disso, nos dias 18 e 19, o autor ministrará um curso gratuito sobre o conteúdo do livro, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). As inscrições estão abertas.
No livro, Alexandre Rocha apresenta as razões pelas quais o blues pode ser entendido como “manifestação musical de intensa celebração sensual que esconde em si uma tristeza existencial”. O argumento central do autor é de que definir o blues exclusivamente como gênero musical da melancolia corresponde mais ao estereótipo do que à realidade. O pesquisador estuda o tema há quase quarenta anos, dentro e fora dos limites da academia. Durante o período, analisou mais de cem livros e reuniu cerca de cinco mil discos do gênero que representa um pilar cultural e político de emancipação negra.
“O fio condutor de toda essa pesquisa é o fato, justamente, de que nunca me convenceu o blues ter essa pecha de ser uma música essencialmente melancólica. Ela tem, sim, uma veia dramática, melancólica, que fala de dor e de abandono. Mas ela é muito mais do que isso. Sempre achei o blues, ao mesmo tempo que melancólico, muito sensual”, explica o autor.
O título do livro é uma referência a um vaudeville-blues composto em 1925 e performado pelo banjolinista e cantor afro-americano Papa Charlie Jackson (1887-1938). Na música centenária, a ideia de mexer o corpo está propositalmente posicionada em lugar de ambiguidade. Pode significar o balanço de um corpo que dança ou de um corpo que transa. Para a composição do livro, Rocha escolheu cinco eixos de investigação: história, música, poética, dança e performance.
Sobre o livro
Shake That Thing: antropologia, história, significação e erotismo no blues contou com projeto gráfico assinado por Eduardo Freire, e com ilustrações a cargo de Carlus Campos, que sensível e magistralmente contribuíram para realçar essa atmosfera peculiar e pouco contemplada do blues, emprestando uma experiência visual e sensorial que dialoga e suaviza o conteúdo complexo e denso da obra: acompanham os 5 capítulos um glossário de expressões e gírias do blues, letras de dezenas de canções e QR codes que possibilitam o acesso imediato às músicas citadas ao longo das 380 páginas da obra, ampliando a imersão do leitor.
O lançamento do livro será no auditório do BNB Clube e começa às 19e30h. Depois desse espaço dialógico entre o autor e o público, acontecerá apresentação de Roberto Lessa, guitarrista, cantor e compositor e um dos principais nomes do blues cearense.
Serviço | Curso gratuito com Alexandre Rocha
Quando: 18 e 19 de novembro
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)
Horário: 14h às 18h
Inscrições: https://www.outgo.com.br/
Sobre o autor
Alexandre Rocha é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e em Antropologia pela Universidade de Brasília; mestre em Etnomusicologia e doutorando em Sociologia, também pela UnB. Em todos os cursos se dedicou ao estudo sobre o blues, perfazendo quatro décadas de pesquisas, que incluem também programas radiofônicos, como o Encontro com o Blues (Rádio Universitária FM de Fortaleza) e Estilo Blues (Rádio Verde Oliva FM, de Brasília), e comandando o projeto Talking Blues – história e som, ministra cursos de viés histórico-antropológico.
Sobre Roberto Lessa
Natural do Crato-CE, o guitarrista, cantor, compositor e pesquisador acumula 26 anos de carreira. Influenciado por BB King, Lightnin’ Hopkins e Albert Collins, integrou e liderou as bandas Blues Label e Gumbo Blues, referências do gênero no Ceará. Em 2018, iniciou sua carreira solo, materializada em 19 singles, três EPs e um álbum intitulado “Wolf”, lançado em 4 de abril de 2025, além de participação em festivais locais, nacionais e internacionais de blues. Roberto apresenta e produz o programa “Encontro com O Blues” transmitido pela Rádio Universitária FM (Fortaleza-CE).
Sobre DJ Penaforte
Em 2013, instigado pela percepção da música como evocadora de sentimentos, instrumento de conexão entre as pessoas e de expressão, começa a discotecar. Possui vasto acervo de música brasileira, passeando por diversos ritmos, com ênfase nas sonoridades dos anos 70, além de discotecar também 70’s funk/soul, boogie, rock, blues, jazz, hip hop, reggae e música africana.
Serviço | Lançamento do livro “Shake That Thing”
Livro: R$ 30,00
Quando: 21 de novembro
Onde: BNB Clube (Avenida Santos Dumont, 3646)
Horário: 19h30min
Redes sociais: @projeto_talking_blues

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.