Produtora tradicional de macarrão e bolachas da marca “Fortaleza”, a empresa cearense M. Dias Branco amargou perdas representativas comparando o primeiro trimestre deste ano ao de 2024. A indústria deixou há décadas de ter apenas atuação regional e ganhou projeção nacional.
Abaixo, texto publicado no site Infomoney com matéria distribuída pela agência Reuters:
A fabricante de alimentos M. Dias Branco teve lucro líquido de R$ 69,4 milhões de janeiro ao final de março, queda de 55% sobre o desempenho positivo de um ano antes, segundo balanço (…), que mostrou elevação nos custos com matérias-primas.
A companhia, dona de marcas como Adria, Vitarella e Zabet, apurou um desempenho operacional medido pelo Ebitda de R$ 160,9 milhões, queda de 42% na comparação anual, com a margem passando de 13% para 7,3%.
A queda no resultado ocorreu apesar de um crescimento de 3,2% no faturamento líquido, para R$ 2,2 bilhões, com o volume de vendas praticamente estável, a 394 mil toneladas no período.
“As commodities utilizadas em nosso processo produtivo seguem com preços elevados, principalmente o óleo de palma e o cacau, em adição ao impacto da desvalorização do real ao longo dos últimos trimestres, exigindo cautela nos movimentos de precificação”, afirmou a M. Dias Branco no balanço.
Segundo a empresa, o custo dos produtos vendidos como percentual da receita líquida passou de 67,9% para 73,4% no primeiro trimestre sobre o mesmo período de 2024, subindo 11,6%, para R$ 1,6 bilhão.
A maior variação nos custos veio da matéria-prima, que subiu quase 17%, a pouco mais de R$ 1 bilhão, enquanto os gastos com fabricação caíram 11,5%, para R$ 157 milhões.