Para celebrar os 299 anos de Fortaleza, que transcorrem amanhã (13.4, domingo), a Prefeitura promoveu solenidade no Teatro São José, com a entrega da Medalha Iracema ao empresário Ivens Dias Branco Júnior, à coreógrafa Dora Andrade e ao padre e médico Ottorino Bonvini, conhecido como Padre Rino. Integrando a programação alusiva ao aniversário da cidade, a homenagem contempla personalidades que se destacam pela dedicação ao desenvolvimento da capital cearense.
O prefeito Evandro Leitão destacou que as trajetórias dos três homenageados contemplam diferentes manifestações da fibra, da pluralidade e da generosidade que são características de Fortaleza.
“É uma honra entregar uma comenda tão importante para Dora Andrade, o Padre Rino e Ivens Dias Branco. Essas três personalidades representam, cada uma a sua maneira, e com suas trajetórias, o que há de mais nobre no espírito fortalezense, a capacidade de gerar oportunidades, de cuidar dos outros e de transformar realidades”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Reconhecido pela dedicação ao acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social ou com transtornos mentais, realizado pelo Movimento Saúde Mental no bairro Bom Jardim, o Padre Rino recebeu a Medalha uma homenagem coletiva. “Estamos muito felizes. Esta festa não é só do Padre Rino, mas de toda a equipe do Movimento, que trabalha com muito amor, muito carinho, para servir aos mais pobres e excluídos. Sinto que nós fizemos um bom trabalho, e essa é uma oportunidade de mostrar que o Bom Jardim não é feito só de violência e miséria, é um lugar muito lindo, muito transformador.”
Para Dora Andrade, fundadora da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), a homenagem é o reflexo de um trabalho sério, árduo e longevo, realizado por muitas pessoas. “Através do trabalho da Edisca, já ocorreram ao longo desses mais de 30 anos alguns reconhecimentos, mas é impressionante como esse reconhecimento tem uma dimensão muito maior quando vem do nosso quintal, da nossa terra”, compartilhou Dora.
Para a fundadora da Edisca, sua escolha para receber a comenda também mostra o potencial da cidade para reconhecer os talentos e esforços de seu povo. “Essa homenagem mostra que a cidade de Fortaleza também admira e preserva a arte, além de falar da capacidade do nosso povo de reconhecer as boas coisas que são feitas, a qualidade delas.”
O empresário Ivens Dias Branco considerou a homenagem um chamado à humildade e à responsabilidade para com Fortaleza. “Eu me sinto muito honrado com essa homenagem, mas ao mesmo tempo recebo-a com humildade e responsabilidade. Eu vejo que os empresários precisam realmente ter um olhar de cuidado para Fortaleza, e todos podem fazer isso, dentro de suas condições. Uma cidade que nos deu tanto merece nosso respeito e nossa dedicação”, observou Ivens Dias Branco.
Medalha Iracema
Maior comenda do Poder Executivo Municipal, a Medalha Iracema homenageia, pelo oitavo ano, personalidades que contribuem em sua área de atuação profissional para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza.