Ministro do TCU que age contra liquidação do Master é bolsonarista, teve apoio de Arhur Lira, foi citado em inquérito da PF por crime na pandemia e foi nomeado por Lula

Do site Veja Negócios:

O indivíduo que questiona a liquidação do Banco Master não é economista e não tem especialização na área econômica. Jhonatan de Jesus é médico de formação e foi deputado federal por Roraima entre 2011 e 2023. Ele assumiu o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) em março de 2023, após ser indicado pelo Congresso Nacional. A ideia de colocar o então deputado no tribunal partiu da liderança do seu partido, o Republicanos, na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa à época, Arthur Lira (PP-AL), apoiou a indicação junto com uma série de agremiações partidárias do Centrão e de governistas. Durante o seu processo de indicação ao TCU, o então deputado do Republicanos defendia uma reaproximação entre o tribunal e o parlamento.

***

A propósito, “Jhonatan de Jesus” é como se fez conhecido o médico que tem relações com a Igreja Batista Nova Vida (de onde saíram Edir Macedo e R.R. Soares), uma das muitas representações evangélicas que têm espaços políticos. O ex-deputado votou pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e sempre se posicionou em favor de artimanhas que blindaram Michel Temer (MDB) em investigações policiais e judiciais.

Apesar disso, foi nomeado por Lula nas negociações do presidente com o Centrão para assegurar governabilidade à gestão iniciada em 2023.

***

A indicação de Jhonatan de Jesus ao TCU foi aprovada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2023, com 239 votos favoráveis. Ele disputou o pleito com outros nomes ligados ao Legislativo, como o ex-vice-presidente da Câmara Fábio Ramalho (MDB-MG), mas recebeu o maior número de apoios, configurando vitória, em votação secreta. No Senado, a indicação de Jhonatan de Jesus ao TCU foi relatada pelo seu pai, Mecias de Jesus (RR), que é senador e líder do Republicanos. O político recebeu 72 votos favoráveis no Senado.

(…)

No despacho, o ministro procura entender como o BC permitiu o crescimento exorbitante do Master a partir de 2019, ainda na gestão do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Para compreender esses pontos, o ministro determina que a área técnica do TCU realize uma inspeção no Banco Central para avaliar o perfil dos investidores institucionais do Master e se os ativos remanescentes da empresa são passíveis de degradação, o que poderia reverter a possibilidade de liquidação.

***

Informações contidas no verbete sobre Jhonatan de Jesus na enciclopédia livre Wikipedia:

Segundo um ex-servidor da Secretaria de Saúde do estado de Roraima, chamado Francisvaldo de Melo Paixão, que trabalhou na coordenação geral de urgência e emergência entre janeiro e abril de 2020 na Pandemia de COVID-19, o senador Mecias de Jesus e o deputado Jhonatan de Jesus, ambos do Republicanos, e o senador Telmário Mota, do PROS, fizeram parte da suposta organização criminosa ligada ao senador Chico Rodrigues, do União Brasil. O denunciante disse em depoimento à Polícia Federal que teria sido pressionado a direcionar a licitação da Sesau para a aquisição dos kits de testes para Covid-19.

***

Leia mais neste link

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz