Iniciativa do Governo Federal, por intermédio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apoiada pelo Governo do Ceará, a mmobilização denominada “Dia E” foi realizada sábado (5.7). O projeto é um mutirão de diagnósticos e cirurgias e foi executado em 45 hospitais universitários em todo País. No Ceará, por todo dia, houve mais de 490 procedimentos no Hospital Universitário Walter Cantídio e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza.
“É uma ação muito importante. Agradeço ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao Ministério da Saúde, e, principalmente, aos nossos profissionais de saúde por esse esforço a mais para atender a nossa população e suas demandas”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Durante o “Dia E”, aproximadamente 200 profissionais de saúde foram mobilizados no HUWC e na Meac para acolher e atender a população no que for necessário. No Brasil, ao todo, acontecem cerca de 10,3 mil procedimentos, 1,1 mil cirurgias, 7,9 mil exames e 1,3 mil consultas em diversas especialidades.
Camilo Santana ressaltou a importância do mutirão para o sistema de saúde e a população beneficiada. “Essa ação integra um conjunto de atividades para fortalecer o nosso sistema de saúde. O grande objetivo do Governo Federal, por meio do Agora Tem Especialistas, é reduzir o tempo na fila de espera de atendimento. Tivemos um anúncio de R$ 360 milhões em investimentos para a saúde cearense e hoje estamos com esse mutirão. A ideia é seguir trabalhando nesse sentido”.
No HUWC, a população pode realizar diversos exames, como colonoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, além de cirurgias de catarata, orificiais e de glaucoma, entre outros procedimentos. Já na Meac, são oferecidos serviços como colposcopia, utrassonografia transvaginal, mamografia e a inserção de DIU hormonal e não hormonal.
Secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales elogiou a postura dos profissionais por abraçar a causa do “Dia E”. “Esse esforço da Ebserh vem demonstrar a adesão da rede federal ao programa Aqui tem Especialistas. Muitos profissionais hoje, no lugar de estar no seu período de folga, estão aqui mostrando seu compromisso em reduzir o tempo de espera da rede pública de saúde”, pontuou.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, observou a importância do mutirão para desafogar as filas do sistema de saúde e melhorar o atendimento geral. “Essa iniciativa desse grande mutirão nacional é extremamente importante para que possamos fortalecer cada vez mais o programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. Essa ação também entra em parceria com o pensamento do governador Elmano, que possui iniciativa de reduzir filas de procedimentos diversos e melhorar o atendimento”, comentou.
Atuação
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Ao todo, o grupo possui mais de 87 mil profissionais em todo país.
As unidades de saúde vinculados a universidades federais atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, Josenília Gomes destacou ações praticadas neste sábado que são novidade para o SUS. “Hoje já estamos, por exemplo, realizando a colocação do Implanon, um implante contraceptivo. Vamos atender aqui pacientes que já passaram pela fila de regulação, por consulta. O objetivo é reduzir as filas”.
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão lembrou que Prefeitura e Governo do Ceará estão em processo de unificar suas filas de regulação, melhorando e agilizando as demandas da população. “A regulação única representa uma fila única de atendimento para a nossa população. Aquela pessoa que se cadastra para algum procedimento agora terá uma maior celeridade nos procedimentos e ações, atendendo a nossa população que é o nosso maior objetivo”.