cagece54anos (1)
IMG-20250912-WA0001

Pandemia: o julgamento que Bolsonaro (ainda) não enfrentou

Por Letícia Gouveia, da Agência Pública:

Quase 700 mil mortes por Covid-19 foram registradas ao longo do governo de Jair Bolsonaro. Foram quase 3,3 mil brasileiros mortos a cada um milhão de habitantes, a 16ª pior taxa do mundo entre países com mais de 1 milhão de habitantes, segundo a organização Our World in Data. Porém se o Brasil tivesse se mantido na média mundial, seguindo as orientações da OMS e adotando medidas de prevenção eficazes, o número de mortos no país teria sido quase quatro vezes menor, com mais de 500 mil vidas poupadas.

Na quinta-feira (11.9), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi condenado, por 4 votos a 1, a 27 anos e 3 meses de reclusão pela Primeira Turma do STF. Mas nenhum dos crimes pelos quais o ex-presidente foi condenado tem relação com as milhares de mortes por Covid-19.

Durante a pandemia, quando os casos e as mortes em decorrência da doença começaram a se acumular e as orientações de especialistas passaram a se centrar no isolamento social e no uso de máscara, Bolsonaro dobrou a aposta, se posicionou contra as medidas e defendeu que “a economia não pode parar”.

Quando o desenvolvimento de vacinas se consolidou, o ex-presidente adotou comportamento negacionista e se aliou a movimentos antivacina, atrasando a compra e, depois, desincentivando a aplicação. Bolsonaro chegou a associar o uso da vacina à Aids e a “virar jacaré”.

Frases como “E daí? Não sou coveiro” e “Todos vamos morrer um dia” se tornaram símbolo do seu desprezo diante do avanço da pandemia.

E a não responsabilização de Jair Bolsonaro e seus aliados não foi por falta de tentativa. A CPI da Covid reuniu provas, ouviu testemunhas e concluiu que Bolsonaro cometeu crimes graves, inclusive contra a humanidade. Mas o então procurador-geral da República, Augusto Aras, engavetou tudo. Blindou o presidente, ignorou as vítimas e deixou sem resposta o maior luto coletivo da história recente do país.

Bolsonaro não foi o único a escapar impune. Vários implicados na CPI não só saíram ilesos, como seguiram fortalecidos na política.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz