A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), segue investindo em melhorias que transformam a cidade e a vida da população. Atualmente, estão em execução 98 obras, sendo 74 de edificações, que contemplam a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas de Tempo Integral (ETIs), postos de saúde, a requalificação do Hospital Nossa Senhora da Conceição que conta com 55% dos serviços concluídos, Hospital da Mulher, areninhas, entre outras iniciativas.
Além disso, a Seinf conduz 24 obras de infraestrutura urbana, como a requalificação da Praça do Ferreira, que apresenta 57% de andamento, a urbanização da Lagoa do Gengibre, a entrada do Pirambu, a drenagem e pavimentação da comunidade das Quadras e comunidade dos Trilhos e a urbanização do Parque Riacho Maceió.
Outro destaque da atual gestão são as 46 obras já concluídas, que contemplam áreas como esporte, lazer, educação, saúde, segurança e parques urbanos, reforçando o compromisso de entregar resultados concretos à população.
“Cada obra em andamento ou já concluída reflete o compromisso da Prefeitura em oferecer mais qualidade de vida à população. Estamos avançando em áreas essenciais, como saúde, educação, esporte e lazer, com equipamentos modernos e bem planejados, que contribuem para tornar Fortaleza uma cidade mais inclusiva e preparada para o futuro”, afirmou o secretário da Infraestrutura, André Daher.
O Trabalho Tá na Pista
Paralelamente, a Prefeitura também mantém o programa O Trabalho tá na Pista, voltado para a recuperação asfáltica de importantes corredores da cidade. O programa, conduzido pela Seinf em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), já recapeou 31 km de vias, incluindo avenidas como a Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), Jornalista Tomaz Coelho (Perimetral), Gov. Raul Barbosa, Bernardo Manuel, Eng. Santana Júnior, José Jatahy, Dr. Theberge, Eng. Alberto Sá e Costa e Silva.
O programa ainda executou serviços de tapa-buraco em mais de 980 ruas e nivelou 531 tampas de PV, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego de avenidas como Via Expressa, Perimetral, Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Eng. Alberto Sá, Eng. Santana Júnior e Silas Munguba.
Com essas ações, a gestão municipal fortalece sua missão de ampliar oportunidades, promover acessibilidade e assegurar mais lazer, mobilidade e qualidade de vida para todos os fortalezenses.
Requalificação de túneis
Em setembro deste ano a gestão municipal deu início à instalação de painéis artísticos e temáticos em túneis da capital. O objetivo desta ação é reduzir os danos e custos de manutenção ocasionados pelas constantes pichações nesses espaços, que passam a contar agora com placas esmaltadas de fácil limpeza.
As obras já estão em andamento no Túnel Juraci Vieira de Magalhães, no cruzamento da Av. Padre Antônio Tomás com a Av. Almirante Henrique Sabóia, e devem contemplar outros quatro túneis da cidade.
Além de aumentar a durabilidade das estruturas, o projeto busca valorizar o ambiente urbano, tornando os túneis mais agradáveis esteticamente. As artes escolhidas apresentam temas que dialogam com a cultura e a natureza de Fortaleza, reforçando a identidade da cidade.
Confira a lista dos túneis que serão contemplados pelo projeto:
Túnel Juraci Vieira de Magalhães, na Av. Padre Antônio Tomás com a Av. Almirante Henrique Sabóia;
Túnel Wellington Landim, no cruzamento da Av. Padre Antônio Tomás com a Av. Engenheiro Santana Júnior;
Túnel Wagner Barreira, na Av. Via Expressa;
Túnel Demócrito Dummar, na Av. Alberto Craveiro dando acesso ao Castelão;
Túnel do Mondubim, na Av. Wenefrido Melo.