A Prefeitura de Fortaleza realiza de hoje (3.12) a domingo (7 de dezembro) ações na maior edição já organizada do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). O evento do Ministério da Cultura (MinC) recebe a Ibero-América e reúne pessoas criativas e empreendedoras de todo o país, se unindo ao Festival Elos com programação gratuita e aberta ao público nos principais equipamentos culturais da cidade. A atividade é executada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
O Centro Cultural Belchior (CCBel), na Praia de Iracema, recebe atividades simultâneas como exposição e showcases do MICBR e do Elos Acelera, programa voltado para a aceleração musical de artistas. Painéis sobre indústria criativa serão realizados.
Ao longo de novembro, o CCBel recebeu o programa Elos Acelera, que reuniu mais de 30 artistas em formações de música e rodadas de negócios com programadores do Brasil e de outros países. Os finalistas compõem a agenda musical no próprio CCBel e de outros dois palcos do Festival, no Aterrinho. Confira a programação detalhada a seguir.
A titular da Secretaria Municipal da Cultura, Helena Barbosa, destaca que Fortaleza vive um momento especial de apogeu da sua economia criativa. “Reconhecida como Cidade Criativa do Design pela Unesco, Fortaleza é destaque pela inovação, pelo empreendedorismo e pela potência dos seus profissionais criativos. Receber um dos maiores encontros de economia criativa da América Latina legitima esse reconhecimento e amplia ainda mais as oportunidades de formação, negócios e dinamização da cadeia produtiva.”, celebra a secretária.
Feira Criativa
O programa Fortaleza Cidade Criativa do Design Unesco, gerido pela Secultfor em parceria com o ICI, também marca presença no Festival Elos com a segunda edição da Feira Design FOR. Nos dias 6 e 7 de dezembro, das 15h às 22h, a feira ocupa a Arena Elos, no Aterrinho da Praia de Iracema, em formato de loja colaborativa. Com curadoria realizada em parceria com a Associação Design Ceará, a Feira apresenta produtos de marcas autorais da cidade, como Terra da Luz, Caxo Cria, Mancuda, Érico Gondim, Elemento fio, Galeria Matedope, Bee, Tropicana e Lírio Ateliê.
A iniciativa reforça o papel de Fortaleza no fortalecimento da cadeia criativa e no incentivo ao empreendedorismo do setor.
Showcases no Centro Cultural Belchior
As apresentações fazem parte do MICBR e do Elos Acelera, plataforma do Festival Elos que, ao longo de novembro, promoveu no Centro Cultural Belchior mentorias, pitchings, rodadas de negócios e, agora, showcases.
Na quinta-feira (4/12), a partir das 17h, haverá shows de Caio Castelo, Murmurando, Theresa Rachel, Briar, Má Dame, Roda das Minas, Makem, Moon Kenzo, Cor dos Olhos, Orquestra Popular do Nordeste e Horabuena.
No dia seguinte, sexta-feira (5/12), também a partir das 17h, as apresentação são de Cordas que Falam, Orlângelo, Milla Sampaio, Clau Aniz, Mulher Barbada, Máquinas, Clarisse Aires, Batuta, Camaleoa e Belinho.
Encerrando a programação, no sábado (6/12), a partir das 16h, sobem ao palco Almério, Banda Alaídenegão, Lambada da Serpente, Ilessi, Maria Beraldo e Di Ferreira.
Abertura de Exposição no CCBel
A exposição “Brasileirismo” terá sua abertura no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Belchior, às 16h. A mostra reúne telas em acrílica e óleo, pintadas à mão pelo artista Olavo Santos a partir de registros fotográficos da cultura popular e de memórias afetivas. As obras aparecem em tons amarelados e amarronzados e usam referências quilombistas como forma de tensionar a ideia de Brasil. A exposição seguirá até 24 de janeiro, de terça a sábado, das 9h às 21h.
Com curadoria de Diego dos Santos e M.Dias Preto, “Brasileirismo” propõe uma reflexão sobre o que significa ser brasileiro, chamando atenção para a forma como a negritude e os povos originários foram empurrados para posições de invisibilidade. A iniciativa tem parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.
Painéis temáticos
A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) realizam, de quinta-feira (4/12) a sábado (6/12), uma programação de painéis temáticos com debates sobre economia criativa, cultura, território, design e desenvolvimento urbano. As atividades ocorrem na Escola Porto Iracema das Artes e no Hub Porto Dragão, também na Praia de Iracema, e no Teatro São José e no Centro Cultural Banco Nordeste, no Centro
O Teatro São José recebe uma intensa agenda de painéis e oficinas que abordam temas estratégicos para o setor cultural. A programação do MICBR se estenderá pelas salas multiuso e demais ambientes do equipamento, reforçando seu papel como espaço de articulação, qualificação e reflexão no âmbito da economia criativa. A programação reúne especialistas, artistas, gestores e pesquisadores do Brasil e de outros países em debates que atravessam linguagens artísticas e culturais, economia criativa, políticas públicas, diversidade, sustentabilidade e acessibilidade, dentre outros.
Showcases de teatro
Reforçando sua vocação para a difusão das artes cênicas e recepção de espetáculos de circulação nacional, o histórico Teatro São José acolhe também showcases de teatro, com apresentações dos grupos Ateliê 23 (AM), Grupo Tripé (DF), Giramundo Teatro de Bonecos (MG), Subita Cia de Teatro (PR) e Pavilhão da Magnólia (CE).


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.