Procuradoria da Mulher da CMFor reforça ações de acolhimento psicológico e de orientação a vítimas de violência

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Fortaleza está destacando na campanha Janeiro Branco o fortalecimento das ações de acolhimento psicológico e orientação integral às mulheres, especialmente as que estão submetidas a violência. O trabalho vai além do atendimento pontual e reafirma a saúde mental como direito fundamental, ligado às condições sociais, emocionais e econômicas de vida.
Segundo a psicóloga Izabele Brito, da Procuradoria da Mulher, é essencial compreender a saúde de forma ampla. “O bem-estar não se resume à ausência de doenças, mas envolve a saúde emocional, econômica e social. A saúde da mulher depende do equilíbrio entre seu estado biológico, seu bem-estar emocional e o contexto social em que ela vive”, explica.
Ela aponta que a violência psicológica é a forma mais recorrente de agressão, não apenas nos atendimentos realizados na Procuradoria, mas em todo o Brasil. “Essa violência se manifesta por meio de humilhações, ameaças, controle, manipulação, isolamento, desqualificação constante e silenciamentos que corroem a autoestima e a autonomia da mulher. Ela adoece a mulher de forma integral, afetando desde o sono e a saúde física até a capacidade de se relacionar”, disse.
Izabele ressalta que a Procuradoria da Mulher exerce um papel estratégico como porta de entrada para o atendimento, articulando a rede de proteção e assegurando a garantia de direitos às mulheres. “Nosso trabalho tem início no acolhimento qualificado, a partir de uma escuta atenta e sensível. Atuamos de forma integrada, oferecendo orientação jurídica, fortalecendo emocionalmente e construindo, junto com a mulher, caminhos possíveis de proteção e cuidado. A partir desse atendimento, são realizados encaminhamentos para os serviços que integram a rede de proteção, como unidades de saúde, CRAS, CREAS, CAPS, clínicas-escola e instituições parceiras”, completou.
No Janeiro Branco, a Procuradoria da Mulher reafirma que saúde mental é direito, é acesso e é proteção. “As ações desenvolvidas pela Procuradoria são fundamentais para romper ciclos de violência, fortalecer vínculos de cuidado e garantir que essas mulheres não apenas sobrevivam, mas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade, segurança e autonomia. Cuidar da saúde mental também é garantir condições concretas de vida, e é nesse compromisso que seguimos atuando”, conclui.
Serviço – Procuradoria da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher atende de segunda a sexta-feira. No mês de janeiro, o horário é de 8h às 13h, na sede da Câmara de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante). O contato também pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (85) 3444-8452.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz