PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

Se você não tinha o que festejar hoje, saiba agora – e acredite: esta terça é o Dia do Podcast

Esta terça-feira, 21.19, marca o Dia Nacional do Podcast, data que remete à publicação do primeiro episódio do formato no Brasil, o “Digital Minds”, lançado em 2004. Duas décadas depois, o país se consolidou entre os líderes mundiais na produção e no consumo de podcasts, mostrando a força de produções em áudio como meio de comunicação acessível, versátil e cada vez mais presente no cotidiano

Segundo a plataforme Spotify, o Brasil é o segundo maior consumidor e criador de podcasts do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Carmen Lúcia, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), afirma que o formato é muito consumido pelos brasileiros pelo fato de estar disponível em diferentes plataformas e ser uma extensão da rádio.

“O consumo pelos brasileiros cresce pela facilidade de acesso, pela conveniência de horário e pelo surgimento de plataformas. As emissoras passaram a tratar o podcast como extensão de suas grades, disponibilizando conteúdos na nuvem e ampliando o alcance via streaming.”

A mudança para o ambiente digital transformou antigos hábitos de gravação, fitas cassete, CDs ou pen drives, em armazenamento em nuvem, acessível de qualquer lugar. Dessa maneira, surgiu um ambiente que inclui podcasts e videocasts, com baixo custo de produção e múltiplas soluções de comercialização.

Apesar dessa alta demanda por podcast no Brasil, os conteúdos ao vivo e inéditos em TV e rádio ainda são o grande foco de atenção no país. Como foi o caso recentemente da novela Vale Tudo, em que milhões de pessoas se reuniram para assistir e debater o capítulo da morte da personagem Odete Roitman.

No entanto, nem todos podem ajustar a rotina ao horário da programação. Então, é justamente aí que o podcast atua como um complemento para a audiência, possibilitando que ele consuma o conteúdo mesmo após sua transmissão. Assim, respeita o tempo do ouvinte e oferece a conveniência de ouvir quando e onde quiser, sem perder a profundidade.

“O podcast preserva essa conversa íntima do áudio e elimina o limite rígido de tempo do ao vivo, permitindo aprofundar temas”, acrescenta Carmen Lúcia. “Muitos programas de radiodifusão hoje complementam seus conteúdos em podcasts.”

Além disso, o número de podcasts no país continua passando por um crescimento. Segundo a pesquisa Listen Notes, durante o primeiro semestre de 2025, mais de 533 mil programas lançaram novos episódios, o que é mais que o dobro do mesmo período do ano passado. Esse aumento é devido ao interesse de diferentes mercados em produzir podcasts segmentados, uma vez que esse formato possibilita fazer um conteúdo mais destinado ao seu público-alvo

“No rádio tradicional, os programas precisavam alcançar um público amplo, mas com o podcast há espaço para temas mais direcionados, como tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade. Isso abriu novas oportunidades para emissoras, produtores e empresas que desejam aprofundar o diálogo com suas audiências”, observa a presidente da ACERT.

As projeções reforçam a tendência. O relatório Global Podcast Listener Forecast 2021–2025 estima que o Brasil chegará ao fim deste ano com 52 milhões de ouvintes, alta de 34% em relação ao ano passado, um indicativo de que o formato já faz parte da rotina informativa e de entretenimento dos brasileiros.

Com a consolidação das plataformas digitais e o consumo cada vez mais personalizado, o podcast se firma como uma das principais linguagens da comunicação contemporânea: conecta narrativas, opiniões e histórias de maneira íntima, direta e no tempo do ouvinte. Entre a conveniência da escuta sob demanda e a emoção do ao vivo, o áudio deixa claro que o Brasil não apenas ouve: produz, inova e lidera.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz